Estudantes de todas as unidades de ensino da USP em Ribeirão Preto podem participar do Grupo de Estudos e Divulgação Científica, ProDeFa Jr, que é voltado para a formação científica de universitários e para a divulgação da ciência para a comunidade.
Os participantes terão encontros on-line, às quartas-feiras, das 12h30 às 13h40, pela plataforma do Google Meet por causa do distanciamento social. A primeira reunião com o novo grupo será dia 8 de setembro.
Entre as temáticas abordadas pelo grupo estão as etapas para a construção de um projeto de pesquisa, estudo sobre métodos e delineamentos, leitura crítica de artigos, elaboração de resumos para eventos científicos, discussão sobre os temas de pesquisa e divulgação de ciência à comunidade.
São disponibilizadas 30 vagas, com possibilidade de aumento deste número, dependendo da demanda. Para participar, os estudantes da USP em Ribeirão Preto interessados devem se inscrever até 6 de setembro neste link.
Sobre o ProDeFa Jr
Criado em outubro de 2020, o ProDeFa Jr nasceu do objetivo de aproximar os estudantes de graduação da USP de Ribeirão Preto do universo de pesquisas científicas. A idealização tem origem no ProDeFa, que é o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos de Desenvolvimento Humano e Relações Familiares em Contextos de Saúde e Adoecimento.
Os membros já realizaram 44 encontros com a participação e integração de alunos de diferentes unidades do campus Ribeirão Preto dos cursos de Ciências Biomédicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Nutrição e Metabolismo, Psicologia, Odontologia e Terapia Ocupacional.
Neste ano, o projeto já foi apresentado durante o Encontro virtual de grupos e projetos de divulgação científica do campus Ribeirão Preto da USP, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Além disso, deu fruto à submissão de dois resumos para o 6º Congresso de Graduação da USP realizado pela Pró-Reitoria de Graduação.
Os trabalhos abordam o ProDeFa Jr como ferramenta extracurricular para aprendizagem e divulgação científica e a contribuição da atividade complementar para o ensino de graduação de acordo com a opinião dos estudantes sobre a participação no grupo.
“Na percepção dos alunos, o projeto tem trazido contribuições para a formação como pesquisador e como profissional, pela variabilidade de conteúdos e oportunidades de interação com estudos, colegas e com a produção de posts para a comunidade”, conta Patricia Leila dos Santos, coordenadora do ProDeFa Jr e professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
A professora ainda revela que eles identificam o aprimoramento de competências para busca autônoma de conhecimento, trabalho em equipe, liderança, além de propiciar contato com outras áreas do conhecimento, diferentes temas de pesquisa e aumento na confiança para falar em público.
O ProDeFa Jr é coordenado pela professora Patricia Leila dos Santos, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com o apoio de uma bolsista do PUB, Júlia Caparelli Strafacci, que é aluna do curso de Terapia Ocupacional, e as pós-graduandas em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Eduarda Souza Dilleggi e Corina Milagro Mosqueira Taipe.
Mais informações: prodefa@usp.br