A Comissão Assessora para Assuntos Relacionados à Covid-19 da USP, em parceria com a Prefeitura do campus da USP em Ribeirão Preto, oferece um programa piloto de testagem rápida para a doença nos alunos da Universidade. O objetivo da ação é impedir a ocorrência de surtos nas dependências das unidades de ensino.
Podem participar alunos de qualquer unidade de ensino da USP em Ribeirão Preto que tenham pelo menos três sintomas compatíveis com a covid-19. O agendamento já está disponível no site da Prefeitura.
Após a testagem, o resultado será disponibilizado em aproximadamente meia hora, e o aluno poderá aguardar pelo resultado no próprio local. Em caso de teste positivo, o aluno deve informar à sua Seção de Graduação/Pós-Graduação e aos professores responsáveis pelas disciplinas para que sejam abonadas as faltas e combinado como será feita a reposição da matéria ministrada nos dias em que o aluno não compareceu às aulas.
Em caso de resultado negativo, o aluno deve retornar às atividades normalmente, desde que esteja afebril (sem febre) há pelo menos 24 horas.