Quadro da pandemia segue melhorando em São Paulo

Números de óbitos e internações estão em queda desde o início de fevereiro; 93% da população do Estado está com cobertura vacinal completa. Máscaras permanecem obrigatórias em ambientes fechados da USP

20/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/04/2022 as 7:02

Os dados da semana epidemiológica mais recente (10 a 16 de abril) mostram que a situação da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo continua melhorando. Todos os indicadores seguem em queda, relativamente à semana anterior: novos casos (-15%), novas internações (-11%) e óbitos (-37%). Excluindo-se o efeito estatístico do carnaval, que levou a um aumento de casos e óbitos notificados na semana 10, esses indicadores estão em queda no Estado desde o início de fevereiro. Toda a população acima de 5 anos de idade do Estado já recebeu ao menos uma dose da vacina e quase 93% estão com esquema vacinal completo, incluindo 49% das crianças com até 11 anos. Dois terços da população adulta já tomou a dose de reforço. A média de mortes por covid-19 nesta semana ficou em 20 óbitos/dia, a menor desde o início do ano no Estado.

Os números estão detalhados no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana, que se baseia em dados oficiais compilados pelo Comitê Científico que assessora o governo do Estado no enfrentamento da pandemia.

Máscaras

Apesar da melhora, o uso de máscaras segue obrigatório no transporte público e nos serviços de saúde, por determinação do Estado, e em todos os ambientes fechados na USP, por recomendação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria. A comissão debateu o tema no dia 13 de abril e decidiu por manter a exigência, por enquanto, visto que as atividades acadêmicas exigem que os alunos permaneçam longos períodos próximos uns dos outros em ambientes fechados, o que favorece a transmissão do vírus — mesma lógica que o Estado utiliza para manter a obrigatoriedade no transporte público, dentro de trens e ônibus. Essa regra será reavaliada nas próximas semanas. Recomenda-se também, ainda, o uso de máscaras em ambientes abertos, sempre que houver concentração de pessoas. Apenas pessoas vacinadas estão autorizadas a frequentar a Universidade.

Os Boletins Epidemiológicos USP-Covid são publicados toda quarta-feira. Mais informações sobre orientações e protocolos de segurança no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.