Ribeirão Preto recebe na próxima terça-feira (6), às 20h, a versão ballet-cênico-sinfônico da obra O Grande Circo Místico, com música de Edu Lobo e letra de Chico Buarque, inspirada no poema A Túnica Inconsútil, de Jorge de Lima, sob regência do maestro Lucas Eduardo da Silva Galon. A apresentação é gratuita e acontece no Theatro Pedro II, com retirada de ingressos na bilheteria.
Serão cerca de 100 artistas no palco e no fosso do teatro, sendo a orquestra USP Filarmônica, músicos, coral infantil, corpo estável de balé da Academia Livre de Música e Artes (Alma), corais da Unesp de Franca e Jaboticabal, além de professores convidados e dos solistas Martina Drudi (piano), Maysa (cantora), Tom Almeida (cantor), Jon Maniezi (ator), Eduardo Pedro (ator), Matheus Romano (artista circense), João Marcílio (artista circense).
O espetáculo foi adaptado para ballet-cênico-sinfônico pelo compositor, maestro e multi-instrumentista Lucas Galon, que realiza também a direção musical e regência, além de dividir a direção artística com José Maurício Cagno (diretor cênico) e Marisol Esteves Gallo Antonelli (coreografia), e contribuir para os arranjos e orquestrações ao lado de José Gustavo Julião de Camargo, Fernando Emboaba de Camargo e Rafael Alexandre. Quem assina o projeto de iluminação é o designer Michel Masson.
O espetáculo é uma realização da USP Filarmônica e da Alma, que em 2022 têm suas atividades do núcleo Ribeirão Preto mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do governo federal, via Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – GSInima Ambient; Sinfonia – Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Álcool; Suíte – Tereos, Usina Vertente e Santa Helena Indústria de Alimentos S/A.; Ária – Luiz Tonin Atacadista e Supermercados.
Para assistir, basta retirar ingresso gratuito na bilheteria do Theatro Pedro II.
Adaptação da obra
A obra de Edu Lobo e Chico Buarque é baseada no poema de Jorge de Lima (1893-1953) A Túnica Inconsútil, de 1938. Frequentemente esquecida, a poesia hermética de Lima, muitas vezes comprometida com a religiosidade católica, serviu de inspiração para esta obra-prima híbrida. O Grande Circo Místico foi originalmente composto como música para balé. As canções apresentam toda a ambiência circense a partir da história de seus personagens, entremeados nos enredos e desenredos da dinastia familiar dos Knips, fundadores do circo: o abandono, a transcendência mística e a religiosidade, os encontros e desencontros, a graça e as desgraças. Tudo se traveste no palhaço que faz rir mesmo triste; na perfeição das bailarinas; na platônica paixão pela atriz; nos casamentos que acontecem no elenco; nas chegadas e partidas dos artistas, sempre na estrada. Com estreia em 1983, esse espetáculo tornou-se uma importante referência para a história da canção popular urbana brasileira, sendo adaptado para várias formações vocais e instrumentais ao longo dos anos. Na presente montagem, a obra integral é recriada por um grupo de compositores ribeirão-pretanos, com ênfase no aspecto místico-religioso e simbólico sugeridos no poema original. Para tanto, a USP Filarmônica e a Academia Livre de Música e Artes trazem ao palco seus alunos e professores de todas as modalidades, além de muitos convidados: circo, teatro, dança e música colaboram para que toda a mitologia envolta nas artes circenses venha à tona.
Serviço
Espetáculo ballet-cênico-sinfônico O Grande Circo Místico
Data: 06/09
Horário: 20h
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
Entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro)
Mais informações: (16) 3977-8111
Por: Marcela Moreira, Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica