USP Filarmônica se apresenta na cidade de Birigui

O concerto, que contou com a presença do reitor Marco Antonio Zago, homenageou o maestro Antonio Passarelli

11/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 12/12/2017 as 13:06
Esta foi a primeira vez que a USP Filarmônica se apresentou na cidade – Foto: Rafael Lopes

No dia 8 de dezembro, o reitor Marco Antonio Zago participou do concerto da USP Filarmônica de Ribeirão Preto, realizado na cidade de Birigui, em homenagem ao maestro Antonio Passarelli, que dá nome à corporação musical daquele município, fundada em 1921.

O evento, promovido em comemoração ao 106º aniversário da cidade, lotou a Igreja Matriz. Esta foi a primeira vez que a orquestra se apresentou em Birigui.

Além do reitor, que é nascido na cidade, prestigiaram o evento o prefeito Cristiano Salmeirão e a primeira-dama, Eliane Cristina Salmeirão; o secretário de Cultura e Turismo, Elder Scanferla; o frei da Paróquia Imaculada Conceição, Décio Pacheco Bezerra; e os filhos de Antonio Passarelli, Luiz Carlos e Silvio Passarelli.

Na homenagem, a orquestra interpretou a música O Biriguiense, uma das composições de Passarelli, sob a regência do maestro Rubens Russomano Ricciardi. Também fizeram parte do repertório as canções Salve Regina e Antífona de Nossa Senhora, de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, e obras de Pixinguinha, Giovanni Battista Pergolesi, Manuel Dias de Oliveira, Bartholdy, Bach e Mozart.

A apresentação teve como destaques as interpretações dos solistas Yuka de Almeida Prado e Fernanda Brussi (sopranos), Felipe Rissatti (contratenor), Luis Felipe Sousa (baixo), Felipe Toledo (fagote), Ed Lemos (acordeão), Fátima Carvisier (piano), José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira) e Ivan Rodrigues (violino).

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é a orquestra do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Seus músicos são alunos de graduação bolsistas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Pró-Reitoria de Graduação.

(Com informações da área de Comunicação da Prefeitura de Birigui)