A energia é utilizada de várias formas pelo ser humano, com diferentes finalidades e proveniente das mais diversas fontes. O Sol é uma dessas fontes e, além de possibilitar a vida no planeta, sua energia pode ser usada para outros objetivos, como é o caso da energia solar usada para aquecimento. Essa forma de conversão da luz solar em energia térmica teve início em 1767, quando o cientista suíço Horace de Saussure fez as primeiras experiências com caixas de vidro em estufas e constatou que com um bom aproveitamento da radiação solar era possível chegar a temperaturas de até 87° C.
De lá para cá, a evolução foi rápida. Os coletores solares foram aprimorados, tornando-se mais eficientes, duráveis e acessíveis. Os equipamentos de aquecimento solar hoje consistem de placas coletoras, tubos para a circulação de água e reservatório térmico. A água sai do reservatório e passa pelas placas coletoras que absorvem a radiação solar e a transferem na forma de calor para a água; após esse processo, o líquido volta para o reservatório térmico para não ter a temperatura reduzida e a partir disso segue para o seu destino de uso.
A China está em primeiro lugar como o país que mais possui energia solar para aquecimento de água, e o fator mais decisivo para isso foi a redução de gastos, já que a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis estava prejudicando a economia chinesa. A Turquia vem em segundo lugar e o Brasil ocupa a terceira posição em capacidade instalada de energia solar. Mais da metade do uso no país se concentra em residências e piscinas, quase 90%, enquanto os outros 10% são destinados para indústrias e serviços.
A série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Iris Montani Gasparoto (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. A segunda temporada da série retorna após as férias escolares.
Ouça no player acima o episódio inédito e na íntegra sobre os componentes da conta de luz e o porcentual que representa cada um no valor total da fatura.