“Série Energia”: Conta de luz traz no valor da fatura 40% de impostos e tarifas

São quatro componentes básicos que compõem o valor a ser pago, entre eles os custos de produção e de distribuição 

 06/05/2022 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 12/06/2023 às 12:17
Por
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Logo da Rádio USP

O pagamento da conta de luz residencial é um daqueles compromissos que não podemos deixar de cumprir todos os meses e, mesmo assim, só nos preocupamos com o valor total da fatura sem nos darmos conta, na maioria das vezes, do que está sendo cobrado de fato. A gente nem imagina, por exemplo, que 40% do valor da conta de luz é para pagar impostos e encargos.

Na conta de luz, os valores cobrados geralmente estão demonstrados no detalhe, onde podemos identificar alguns componentes denominados TUSD e TE, além de cada um dos impostos cobrados. A TUSD é a Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição, que é o valor destinado à distribuidora de energia. Já a TE é a tarifa de energia, que é realmente o custo da energia consumida. 

Também encontramos na conta de luz a informação sobre a bandeira tarifária vigente, que nos diz se há acréscimo de valor na energia consumida. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por exemplo, anunciou que a bandeira tarifária referente ao consumo do mês de maio de 2022 será verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que é a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro. Isso quer dizer que a conta vai vir com uma tarifa menor para o consumidor pagar. 

Na prática, basicamente podemos dividir a composição das faturas em quatro componentes: o custo da energia, o custo do transporte, os encargos e, por fim, os impostos. O porcentual de cada um destes componentes pode variar, mas de forma geral, cerca de 30% do valor total é destinado ao custo de transporte e distribuição, 30% referentes ao custo de energia, e o restante se refere aos encargos e impostos.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9 ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. A segunda temporada da série retorna após as férias escolares.

Ouça no player acima o episódio inédito e na íntegra sobre os componentes da conta de luz e o porcentual que representa cada um no valor total da fatura.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.