Secretárias superam dificuldades da pandemia com encontros virtuais

Todos os dias, funcionárias do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto realizam chamadas de vídeo para iniciarem expediente e passarem juntas, ainda que distantes, pelo isolamento

 18/12/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Durante a pandemia, a Universidade de São Paulo colocou em prática o home office. Devido ao isolamento social, a maioria dos funcionários precisou se adaptar; sem a presença dos colegas de trabalho ficaram longe também do calor humano diário, que muitas vezes facilita a jornada. 

Diante da falta desse convívio, muitos se queixam da tristeza e até de depressão. Para amenizar esses sentimentos e, ainda, trocar experiências, secretárias do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP criaram encontros virtuais que, segundo elas,  trouxeram de volta os momentos de comunhão que, antes, só aconteciam no ambiente físico.

Trabalhando juntas há mais de dez anos, Isabel Aparecida de Oliveira, Josimara Martins Silva Figueiredo e Lâmia Melloni Antunes e Silva compartilharam experiências, como se estivessem lado a lado, desejando desde “bom dia”, ao iniciar a jornada, até destinando um momento de escuta para aqueles que se mostraram mais frágeis diante das dificuldades do inusitado dia a dia que a humanidade vive. E até um Dia do Talento as amigas criaram, quando compartilham vídeos cantando e dançando para alegrar a rotina. “Essa batalha diária não foi e não é fácil, só juntas, unidas para dar conta.”

Mas não é de hoje que as amigas encontram formas de melhorar o ambiente de trabalho. Em 2018 decidiram usar uniformes por conta própria, desde então compram blusas idênticas para as jornadas de trabalho. Isabel conta que, durante o isolamento, a ausência dessa troca fez muita falta e, por isso, decidiram se encontrar virtualmente todos os dias.  

Segundo Isabel, esses momentos, como o do bom dia, por exemplo, foram essenciais para enfrentarem os desafios que a pandemia trouxe. “Nosso trabalho nos une. Nos fortalecemos dia após dia e pedimos sempre para que possamos nos rever num futuro não muito distante.” Para Josimara, a iniciativa trouxe de volta a esperança, pois “nos reunir todos os dias, mesmo que virtualmente, mandando aquele sorriso, nos fez acreditar num amanhã melhor”. 

“No começo da pandemia foi tudo muito assustador”, conta Josimara, “não sabíamos o que vinha pela frente, pegou a todos de surpresa. Nós três, que trabalhamos juntas, nos víamos todos os dias, compartilhamos o nosso dia de trabalho, nosso horário de almoço, ficamos um pouco perdidas”. 

Os encontros virtuais são registrados, todos os dias, em uma foto. No final de todo mês as secretarias fazem um vídeo com as imagens para se lembrarem que venceram mais uma etapa. As fotos são publicadas nas redes sociais de cada uma e atraem comentários positivos. “Os encontros, aliados ao carinho das pessoas que acompanharam as publicações, ajudaram a passar por este momento que estamos vivendo”, conta Lâmia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.