A Open Box da Ciência, projeto apoiado pelo Instituto Serrapilheira, identificou 250 mulheres que protagonizam a ciência brasileira, e com isso revelou novos dados sobre a presença feminina no ambiente acadêmico.
Seis dessas protagonistas são da USP em Ribeirão Preto: Carla Aparecida Arena Ventura, da Escola de Enfermagem (EERP); Cláudia Souza Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP); Elaine Aparecida Del Bel Guimarães, da Faculdade de Odontologia (FORP); Lucia Helena Faccioli, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP); Rita de Cássia Aleixo Tostes e Silvana Maria Quintana, da Faculdade de Medicina (FMRP).
O projeto foi lançado em fevereiro, em São Paulo, e segundo os organizadores “extraiu dados da plataforma Lattes e criou um algoritmo capaz de pontuar pesquisadores e pesquisadoras a partir de alguns critérios. São eles a quantidade de artigos publicados em revistas de impacto (qualis A1, A2 e B1); a ordem de autoria dos artigos; a quantidade de prêmios recebidos e quantas vezes participou ou organizou eventos, congressos, exposições e feiras científicas — além de ter, no mínimo, doutorado”.