.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntárias com hipertensão arterial para estudo sobre os efeitos do exercício físico no controle da pressão arterial e na qualidade de vida. Para participar, é preciso ser mulher, ter 18 anos ou mais e ter histórico de pressão alta, sendo que pode estar ou não em tratamento com medicamentos. Mas não pode ser fumante, ter histórico de infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
As interessadas, que devem ter disponibilidade para estar em Ribeirão Preto, passarão por uma triagem, com entrevista para confirmar os critérios de seleção. Além disso, participarão de um programa de exercícios físicos aeróbios com caminhada na esteira por um período de quatro meses em sessões de uma hora realizadas três vezes por semana. O horário será agendado de acordo com a disponibilidade das voluntárias.
A pesquisa, cujo título é Estudo da associação do treinamento físico aeróbio com tratamento medicamentoso sobre diferentes parâmetros cardiovasculares em mulheres hipertensas, antes e após a menopausa, é desenvolvida pela fisioterapeuta Stella Vieira Philbois Duarte, do Programa de Reabilitação e Desempenho Funcional, com orientação do professor Hugo Celso Dutra de Souza, do Departamento de Ciências da Saúde, ambos da FMRP.
As inscrições deverão ser realizadas via telefone (16) 3315-0742, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Mais informações: stella.philbois@usp.br .
.