O mundo todo está vivenciando a crise gerada pelo novo coronavírus e suas graves consequências. Só no Brasil já são mais de 440 mil infectados e mais de 26 mil mortos até o momento. Entretanto, o número de recuperados cresce mais a cada dia e traz esperança para este momento tão difícil.
Até o dia 28 de maio, 40% dos infectados estavam curados. Isso significa que mais de 177 mil pessoas venceram a doença, segundo o Ministério da Saúde. O médico assistente do Setor de Moléstias Infecciosas e Tropicais Fernando Crivelenti Vilar, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica que ainda não é possível saber o real status imunológico destes pacientes curados, ou seja, se poderão ou não voltar a ter a doença.
Vilar conta que os pacientes curados poderão ainda auxiliar na busca de vacinas e medicamentos contra a covid-19, principalmente através de pesquisas com o plasma sanguíneo. É que o plasma é um componente do sangue, no qual circulam anticorpos e citocinas anti-inflamatórias que podem ajudar a combater o novo coronavírus.
Ouça a entrevista completa no player acima.