Livro traz as possibilidades para se alcançar o bem-estar na aposentadoria

Lançamento será neste sábado, a partir das 16h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547, Centro de Ribeirão Preto

13/08/2024 - Publicado há 2 meses
Capa do livro – Foto: Divulgação

No sábado (17/8), a partir das 16h, a professora Maria Helena da Nóbrega lançará seu livro (Não) Quero me aposentar: desejos e possibilidades em novas paisagens, na Biblioteca Sinhá Junqueira de Ribeirão Preto, Rua Duque de Caxias, 547, Centro. Já no dia 28 de setembro, a partir das 15h, o lançamento será na Livraria da Vila (Fradique) em São Paulo, Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo.

Com 180 páginas, o livro que começou a ser escrito ainda em 2022, na iminência de sua aposentadoria “abre caminho para uma abordagem introspectiva da aposentadoria […]. Uma vez que esse assunto costuma estar associado à tristeza, solidão, impotência, perdas, doenças, a alternativa é virar a chave e abrir a porta para o bem-estar, a relação consigo e com os outros, o propósito de vida. Além disso, a temática destaca o contexto da aposentadoria para as mulheres, já que o viés marcadamente subjetivo encontra mais ressonância no universo feminino.”

Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP), ambas da USP, Maria Helena é bacharela em Letras, com habilitação Tradutor-Intérprete, pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas de São Paulo. Fez mestrado em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, doutorado na área de Filologia e Língua Portuguesa na USP  e pós-doutorado sobre Aprendizagem Baseada em Problemas, na Universidade de Roskilde (Dinamarca). Atualmente, faz trabalho voluntário como professora de português para estrangeiros na Biblioteca Sinhá Junqueira (Ribeirão Preto) e junto ao Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado (São Paulo).

Após o lançamento, a obra poderá ser adquirida em: A degustadora de Histórias, na Rua Garibaldi, 485, Centro, Ribeirão Preto, pelo WhatsApp (16) 99799-0839 ou neste link.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP