A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP realizará, no dia 14 de novembro, às 14h, uma sessão solene da Congregação para conceder o título de Professor Emérito aos professores aposentados Augusto César Cropanese Spadaro e João Luis Callegari Lopes. A cerimônia ocorrerá no Auditório do Bloco R e estará aberta à comunidade.
O título de Professor Emérito é previsto no Estatuto da Universidade e atribuído a docentes aposentados que tenham se destacado por suas atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído significativamente para o progresso institucional, desde que aprovado por pelo menos dois terços dos membros do Conselho Universitário ou das respectivas congregações.
Augusto César Cropanese Spadaro
O professor aposentado Augusto César Cropanese Spadaro é formado em Química, com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela USP, e é professor titular do Departamento de Física e Química da FCFRP. Além disso, ele já foi chefe do Departamento de Física e Química, vice-diretor e diretor da faculdade.
A linha de pesquisa do professor Spadaro está voltada para a saúde bucal, com avaliação de aspectos bioquímicos e fármacos, com ênfase em estudos de atividade antimicrobiana de extratos de produtos naturais relacionados à saúde bucal.
Em seu currículo, possui cerca de 28 prêmios e homenagens, publicou 49 artigos em periódicos, 80 resumos em congressos e 10 capítulos de livros. Também orientou 6 mestres, 5 doutores e 44 outras orientações.
João Luis Callegari Lopes
Com formação em Farmácia Bioquímica e doutorado em Química Orgânica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e pós-doutorado pela University of Reading, na Inglaterra, Lopes fez parte do corpo docente da FFCLRP de 1970 a 1988, quando integrou-se à FCFRP, onde foi professor titular de Química Orgânica a partir de 1993. Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação em dois mandatos e chefe do Departamento de Física e Química da faculdade.
Após sua aposentadoria, em 2014, passou a atuar como professor titular sênior. Na linha de pesquisa, Lopes atua principalmente no isolamento, identificação e avaliação farmacológica de produtos naturais de plantas e de organismos do ambiente marinho.
Ao longo de sua carreira, Lopes recebeu 7 prêmios e homenagens, publicou 128 artigos em periódicos, 11 capítulos de livros e 208 resumos em anais de congresso. Orientou 12 mestres, 9 doutores, 18 pós-doutores, além de orientar outros 28 trabalhos.
*Carolina Castro, sob supervisão de Rose Talamone