O Grupo Comunitário de Saúde Mental do campus da USP de Ribeirão Preto realiza o 5º Simpósio Internacional e o 27º Encontro Comunitário de Saúde Mental, com o tema A Formação da Pessoa Humana no Cotidiano.
Os eventos serão nos dias 29 e 30 de novembro, de forma híbrida, os presenciais no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, e reunirá os saberes e práticas que se contrapõem ao processo de desumanização da sociedade contemporânea, valorizando o percurso de construção da pessoa e comunidade.
Na sexta-feira, 29 de novembro, o Simpósio Internacional promoverá a troca de conhecimentos, com a participação de docentes e pesquisadores das áreas de saúde, educação e cultura. A programação inclui apresentações e diálogos com a comunidade, em um ambiente propício para o aprendizado e a reflexão.
Já no sábado, 30 de novembro, o Encontro Comunitário permitirá o cuidado com as experiências de vida que emergiram a partir das vivências neste ano. O evento promove o protagonismo dos participantes na construção da comunidade e da saúde mental, documentando a relevância das experiências de vida no processo de formação da pessoa humana.
A programação inclui conferências nacionais e internacionais, diálogos abertos com a comunidade e compartilhamento de experiências. Confira a programação e faça sua inscrição, que custa de R$ 70,00 a R$ 150,00, neste link.
Conheça o grupo
Em 1997, o Grupo Comunitário de Saúde Mental iniciou suas primeiras atividades na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, sob coordenação de Sérgio Ishara, médico do Hospital das Clínicas da FMRP, em parceria com o Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, por meio da professora Carmem Lúcia Cardoso.
O programa foi estruturado a partir do reconhecimento e valorização de experiências de vida com uma perspectiva de compartilhamento grupal e comunitário. Desde 2017, foram estruturados cursos que permitem a formação de profissionais para a coordenação desta modalidade de intervenção, através da compreensão da metodologia desenvolvida e o estudo de seus fundamentos teóricos.
*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone