“Complexidade e Esperança”: evento na USP debate a prevenção ao suicídio

Dia 9 de setembro, pesquisadores e profissionais falam sobre acolhimento e prevenção ao fenômeno; haverá transmissão ao vivo

Simpósio será no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em São Paulo – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Em 2016, foram notificadas 11.433 mortes por suicídio no Brasil, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde – o que significa uma taxa de 5,8 casos por 100 mil habitantes. Para falar sobre o fenômeno e formas de preveni-lo, o Escritório de Saúde Mental (ESM) da USP realiza, no dia 9 de setembro, o Simpósio Sobre Prevenção ao Suicídio: Complexidade e Esperança. 

Profissionais e pesquisadores vão discutir o comportamento suicida e a abordagem da imprensa, além da importância do acolhimento, entre outros assuntos. O evento é coordenado pelo coordenador do ESM, Andrés Aguirre, vice-diretor e professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

A abertura do simpósio contará com a presença de todos os pró-reitores da USP: os professores Edmund C. Baracat (Graduação); Carlos Carlotti Júnior (Pós-Graduação); Sylvio Canuto (Pesquisa) e Maria Aparecida Machado (Cultura e Extensão Universitária). Veja a programação completa.

Saúde mental na Universidade

O Escritório de Saúde Mental da USP é ligado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade. Para ser atendido, basta realizar contato on-line por meio da plataforma. “O próprio estudante é quem deve solicitar o acolhimento. Isso é importante do ponto de vista terapêutico, implicar-se pelo pedido de ajuda ou auxílio”, relata o coordenador do projeto. 

Será agendada uma reunião presencial, na qual o estudante é orientado, acolhido e, se necessário, encaminhado para outros tratamentos que podem ser realizados pelo Instituto de Psicologia ou pelo Hospital Universitário (HU), por exemplo.

Há encaminhamentos também para pesquisas clínicas de doutorado e pós-doutorado, além de ajuda de colaboradores voluntários e atendimentos em grupo. “Em um ano acolhemos cerca de 200 estudantes de todas as unidades da USP, de graduação, pós-graduação e mobilidade internacional”, comenta o professor Aguirre. 

 

Evento | Simpósio Sobre Prevenção ao Suicídio: Complexidade e Esperança
Data | 9 de setembro (segunda-feira)  
Horário | 9 às 18 horas
Valor | Gratuito
Local | Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo-SP

O evento já está com as inscrições encerradas, mas é possível acompanhar a transmissão ao vivo, realizada on-line pelo IPTV USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •