Evento discute crime, saúde e clima na Amazônia a partir de estudos de caso

Iniciativa do Grupo de Criminologia Experimental de Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP acontece em formato presencial nos dias 27 e 28 de maio

21/05/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 23/05/2024 as 13:25
Estrada que leva ao distrito de Guariba, na Amazônia. Evento aborda segurança pública na Amazônia – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

.
O Grupo de Criminologia Experimental de Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP promove nos dias 27 e 28 de maio, a reunião aberta Crime, Saúde e Clima na Amazônia
O evento, exclusivamente presencial, será realizado no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link

Segundo o coordenador do grupo, Eduardo Saad-Diniz, o desmatamento e a degradação da floresta amazônica têm causado enorme impacto socioambiental e climático. A partir de estudos de caso envolvendo os conflitos fundiários e tensões sociais na Amazônia urbana, suburbana e rural o evento pretende demonstrar como a análise das convergências entre políticas de segurança e de saúde podem ser decisivas na formulação de intervenções positivas na região.

Os palestrantes serão o coordenador do grupo, Eduardo Saad-Diniz; a coordenadora do IEA-RP, Carla Ventura; o defensor público do Estado do Amazonas, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho; e a advogada e engenheira florestal Penélope Anthony. Eles vão abordar tópicos como regularização fundiária, conflitos urbanos e rurais, segurança pública, segurança sanitária, segurança climática, planejamento urbano e sustentabilidade, entre outros. A mediação dos painéis será da vice-coordenadora do grupo, Ruth Estevão.

Veja a programação abaixo ou neste link. Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Abertura e introdução: Crime, saúde e clima na Amazônia

Segunda 27/05

• 9h30-11h30 – Painel I: Regularização fundiária, conflitos urbanos e rurais na Amazônia: mediações do direito à moradia
  • 15h-17h – Painel II: Narrativas do crime no “Ramal do Brasileirinho”: a centralidade na Amazônia suburbana
    na proteção do clima global

Terça 28/05

• 9h30-11h – Painel III: Projeto Cinturão Verde
  • 15h – 17h – Painel IV: Encontros entre segurança pública, segurança sanitária e segurança climática: novos
    indicadores para planejamento urbano e sustentabilidade na Amazônia

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais na página do grupo.

*Assessoria de Comunicação do IEA-RP