Com o objetivo de debater os impactos da pandemia no socioemocional dos estudantes, a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, promove no dia 23 de junho, a partir das 14h, o evento on-line Trajetórias socioemocionais dos estudantes durante a pandemia – um estudo longitudinal.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O encontro será realizado pela plataforma Zoom e terá tradução simultânea. Participam como palestrantes a gerente-executiva do eduLab21 – Laboratório de Ciências para a Educação do Instituto Ayrton Senna, Gisele Alves; o coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (Lepes) da USP, Daniel Santos; o professor de Psicologia Diferencial e Avaliação da Personalidade na Universidade de Ghent, Filip De Fruyt; o professor de psicologia e psicólogo no Institute of Personality and Social Research (IPSR) da University of California, Oliver P. John; e o professor associado da Universidade São Francisco, Ricardo Primi. A titular da Cátedra, Maria Helena Guimarães de Castro, fará a mediação.
Na ocasião, será divulgado um estudo longitudinal inédito fruto de parceria entre o eduLab21, o Lepes e a Secretaria Municipal de Educação de Sobral (CE). O estudo foi realizado entre 2018 e 2022 com alunos que estavam cursando o 5º ano escolar e utiliza instrumentos de monitoramento socioemocional por meio do autorrelato dos estudantes. O trabalho permitiu entender a situação socioemocional dos jovens antes, durante e depois da pandemia.
Sobre a Cátedra
A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional é um espaço para debater o papel das avaliações no Brasil, seus diferentes modelos, formatos, técnicas e complementaridades. Além disso, é um núcleo de discussão sobre os usos dos dados e indicadores gerados por meio das avaliações, as inovações possíveis para aprimorar o que já é feito, incorporando novas abordagens. O trabalho inclui ainda realizar advocacy e buscar redes educacionais parceiras para a realização de projetos piloto dentro dessa temática. A Cátedra tem duração prevista de quatro anos e é sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.