Estudos com rede de educação de Jundiaí vão analisar prática pedagógica exitosa

Cátedra Sérgio Henrique Ferreira amplia parceria com rede municipal no interior de São Paulo para aprofundar análises sobre componentes que apoiam o desenvolvimento infantil

 15/02/2024 - Publicado há 9 meses
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O titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e a secretária municipal de Educação, Vastí Ferrari Marques (Crédito: Fotógrafos PMJ/ Fabiano Maia)

O trabalho colaborativo entre a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, vinculada ao Instituto de Estudos Avançados da USP Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) e a Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí (SP), será ampliado em 2024 para gerar estudos e compartilhamento de boas experiências educacionais. O anúncio feito no início de fevereiro fez parte da programação da Semana de Atualização Pedagógica, em que o município reúne todos os educadores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para promover integração e socialização de práticas pedagógicas, preparando para o ano letivo.

Segundo Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra, Jundiaí está se tornando uma referência em termos de tomada de decisão baseada em dados. “Por isso queremos potencializar o trabalho junto à rede e ajudar a identificar os pilares que demonstrem o alcance da metodologia usada aqui para o desenvolvimento integral das crianças”, afirmou. Essa nova etapa da parceria vem em decorrência do trabalho realizado ao longo de 2023, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do qual a Cátedra apresentou um amplo relatório sobre o desempenho das escolas do município e também ofereceu dois módulos de formação em análise de dados educacionais.

“Estamos honrados em contar com essa parceria, que nos ajuda a dar visibilidade também para aquilo que está dando certo, e fortalecer o caminho para elevar os resultados da rede toda. Só alcançamos tudo isso porque temos muita gente conosco”, comemorou a gestora de Educação do município, Vastí Ferrari Marques. O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PL), que esteve na abertura do evento, lembrou que é preciso olhar com atenção para todos os elementos que uma cidade oferece como oportunidade para as crianças se desenvolverem. “Ter a parceria com a USP para sistematizar o entendimento sobre a metodologia do desemparedamento é a consolidação de um sonho”, afirmou.

De acordo com Vastí, o desemparedamento da escola é uma metodologia desenvolvida em Jundiaí desde 2017 e parte do princípio de que as crianças aprendem o tempo todo, em todos os lugares. Por isso, sugere o desenvolvimento de propostas pedagógicas que explorem os espaços para além da sala de aula, como os diversos ambientes com áreas livres, dentro e fora da unidade escolar. Porém, mais do que apenas realizar atividades ao ar livre, a metodologia oferece direcionamentos para rever concepções, intencionalidades, planejamentos e buscar experiências que possibilitem às crianças a exploração, a curiosidade, a investigação e a brincadeira. Além de contribuir para a apropriação dos espaços públicos e conexão com a cidade – gerando corresponsabilidade e participação cidadã –, a metodologia busca também a promoção do desenvolvimento integral.

“Nossas análises iniciais mostraram que as escolas que aplicaram a metodologia de maneira completa tiveram uma evolução maior no desempenho ao longo dos anos, o que levou o município a nos pedir um apoio para aprofundar esse estudo, que será realizado por uma pessoa da própria equipe”, contou Mozart. “Isso vem em consonância com nosso objetivo de não apenas oferecer um serviço, mas contribuir para fortalecer habilidades e cultura de dados nas próprias secretarias, ampliando a rede de especialistas em análises de dados.”

Por meio da parceria, a equipe da Cátedra utiliza métodos estatísticos para analisar indicadores dos municípios e compreender quais as potencialidades e desafios ou pontos a avançar, buscando especialmente reduzir a desigualdade no desempenho entre as escolas. “Com base nas informações mais estratégicas, é possível apoiar o desenho de políticas públicas ou fortalecer práticas colaborativas, que fazem com que as redes aprendam consigo mesmas”, disse Mozart.

A cerimônia marcou também o lançamento do livro sobre a metodologia, com apresentação de mais de dez profissionais educadores e pesquisadores que são coautores, além da socialização de práticas realizadas em todas as unidades escolares, como forma de apoio para formações e estudos em busca de uma aprendizagem mais significativa.

*Assessoria de Imprensa da Cátedra


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