Entrevista com a escritora Aline Bei é o destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (17/8)

A escritora participa hoje, às 17h, do Salão de Ideias na Feira Internacional do Livro em Ribeirão Preto 

 17/08/2023 - Publicado há 11 meses
Por
A escritora Aline Bei, um dos destaques da nova safra de escritores brasileiros – Foto: Lorena Dini
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira, (17/8), traz como destaque a entrevista com a escritora Aline Bei, uma das novas expoentes da nova safra de escritores brasileiros. Com dois romances lançados, O Peso do Pássaro Morte e Pequena Coreografia do Adeus, Aline Bei é vencedora de importantes prêmios, como o São Paulo de Literatura e o Toca, e tem livros publicados na França. A escritora participa nesta quinta-feira, às 17h, do Salão de Ideias na Feira Internacional do Livro em Ribeirão Preto (FIL-RP). 

Nesta quinta-feira, a FIL-RP tem uma programação com quase 50 eventos, todos gratuitos. O Express Cultura traz alguns dos destaques de hoje. Na Usina do Saber, o percussionista brasileiro Luis Kinugawa e a cantora e bailarina guineense Fanta Konatê falam sobre as técnicas por trás da música e da dança africana. A Vivência da África Oeste é uma atividade que mostra ao público as estratégias, processos e recursos da cultura africana. Com início às 15h, a atividade acontece na Usina do Saber, na Praça XV de Novembro.

Também ocorrerá um bate-papo com Ignácio de Loyola Brandão, jornalista, escritor e atualmente colunista quinzenal do jornal O Estado de São Paulo. Brandão publicou mais de 46 livros, entre romances, contos, crônicas e uma peça teatral. Pertence às Academias Paulista e Brasileira de Letras, tem seis prêmios Jabutis e o maior prêmio da literatura brasileira, o Machado de Assis. Ele participa hoje, às 16h, do bate-papo da Sessão Premiada: Prêmio Juca Pato, no Auditório Meira Júnior, que fica no Theatro Pedro II.

Ainda nesta tarde, na Tenda Sesc, ocorre a palestra Povos Indígenas: Direitos, Educação e Arte, com Marcos Rufino, Poty Poran e Ilana Goldstein. Os palestrantes traçam um panorama da condição dos povos originários no Brasil atual e das relações históricas entre indígenas e não indígenas no País e no continente. O evento começa às 18h, na Tenda Sesc, na Esplanada do Theatro Pedro II.

Ainda no Theatro Pedro II, Velia Vidal e Márcia Kambeba realizam a conferência Povos Originários e Afrodescendentes na Literatura Latino-Americana, que vai debater sobre a presença da cultura indígena e africana na literatura da América Latina. A mediação do evento é da jornalista colombiana Ana Maria Rodriguez. A conferência tem início às 19h30 da noite, na sala principal do Theatro Pedro II.

Para encerrar a programação da Feira do Livro nesta quinta-feira, a cantora Verônica Ferriani apresenta o show Aquário em Concerto, com repertório de seu álbum mais recente, mesclado com canções de Chico Buarque, Gilberto Gil e Criolo. O show é no Ambiente de Leitura, na Esplanada do Pedro II, às 20h. Para ter acesso à programação completa da Feira, acesse o site: www.fundacaolivroeleiturarp.

Além da Feira, o ribeirãopretano também pode ver o espetáculo Garotas Mortas, com adaptação teatral da Coletiva Palabreria, no Teatro Municipal. A peça narra três feminicídios não resolvidos ocorridos na Argentina ao longo da década de 1980. Para a encenação, os artistas criaram uma linguagem de teatro-cinema, em que palco e tela estão sempre em diálogo; isto é, as projeções são indispensáveis para a cena ao vivo, e a cena ao vivo é indispensável para a projeção. Ao longo da apresentação, são discutidos diferentes aspectos da misoginia e da violência de gênero. Com entrada gratuita, o espetáculo inspirado na obra não-ficcional da escritora argentina Selva Almada começa hoje às 20h, no Teatro Municipal, que fica na Via São Bento, no Campos Elíseos.

Na Casa Belas Artes, em exibição até este domingo na sessão das 19h, está o filme Capitu e o Capítulo. O filme de 2021, dirigido por Júlio Bressane, é uma adaptação de forma livre da obra Dom Casmurro, do escritor Machado de Assis. O longa apresenta a personalidade complexa de Capitu, em contraste com os diálogos inventivos de Bentinho, e o amor profundo que ele sente pela moça. O enredo trabalha com a inquietação dos sentimentos humanos, tal qual o ciúme intenso de Bentinho, e todas as intrigas desenvolvidas a partir de suas paranoias. Capitu e o Capítulo possui classificação indicativa para maiores de 14 anos. Os ingressos custam R$40 a inteira e R$20 a meia entrada, lembrando que a Casa Belas Artes só aceita pagamento em dinheiro. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

Já em Brodowski, no Museu Casa de Portinari, ocorre a apresentação musical A História do Violão Brasileiro, com Diego Figueiredo. Apesar de inovador em seus acordes, o músico busca conservar a tradição do que ele acredita ser a essência da música brasileira. Diego Figueiredo é atualmente o músico brasileiro que mais se apresenta nos Estados Unidos, com média de 100 shows por ano. Ele se apresenta hoje, às 19h30, na Esplanada Museu Casa de Portinari, que fica na Praça Cândido Portinari, 298, no centro de Brodowski. A entrada é gratuita. 

*Estagiária, com orientação de Gabriel Mendeleh e edição de Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.