Dia do Meio Ambiente será comemorado com atividades na USP Ribeirão Preto

Atividades serão de 6 a 9 de junho, nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e de Medicina (FMRP) e na Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP), todas da USP

03/06/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Freepik

Na USP em Ribeirão Preto, as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e de Medicina (FMRP) e a Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP) promovem, de 6 a 10 de junho, atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente no dia 5 de junho. A data foi criada, em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas para apoiar a proteção e a preservação do meio ambiente.

No dia 7 de junho, a partir das 14h, o Programa de Educação Tutorial (PET) de Química, da FFCLRP, vai realizar o Dia do Meio Ambiente, no Departamento de Química. O evento visa a apresentar e demonstrar diversos temas atuais relacionados ao meio ambiente.

A programação conta com palestra e oficinas sobre reciclagem de vidros e de outros materiais, além de mesa-redonda e roda de conversa sobre a temática indígena com professores e alunos das Faculdades de Direito (FDRP) e de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) da USP em Ribeirão Preto. Haverá também um coffee break no valor de R$ 15,00, as informações sobre pagamento estão no link de inscrição. Haverá emissão de certificados para presença igual ou superior a 70%.

Mais informações pelo Instagram do PET Química.

Bem-Viver

De 6 a 9 de junho, a partir das 14h, a Comissão de Gestão Ambiental da EEFERP promove a Semana do Meio Ambiente – Bem-Viver, que busca promover uma maior integração e convivência entre homem e natureza, nas dependências da unidade.

A programação envolve bate-papos, cine-educacionais, palestras, yoga e meditação. Algumas atividades têm vagas limitadas, é recomendado que os participantes cheguem com 15 minutos de antecedência para retirar a senha. Para quem participar de três atividades ou mais e assinar as listas de presença, haverá certificado de 10h.

O uso de máscara é obrigatório e a programação completa está disponível neste link.

Poupar recursos naturais é poupar o Planeta Terra

Já a Comissão de Gestão Ambiental da FMRP promove a Semana do Meio Ambiente com o tema “FMRP 70 anos, poupar recursos naturais é poupar o Planeja Terra”, que tem o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais e integra as ações em comemoração aos 70 anos da Unidade.

A programação, que vai de 6 a 10 de junho, conta com palestras sobre resíduos infectantes, cooperativa de resíduo reciclável e geração fotovoltaica. Além disso, os interessados podem participar da visita guiada à horta na FCFRP, da roda de conversa com os colaboradores da limpeza e da pintura de bueiros com Reinaldo Romero, que é ambientalista, educador ambiental, artista plástico do Ateliê Naif e coordenador da campanha “Tá Com Calor? Plante Árvores”.

A Comissão ainda organiza as campanhas de descarte de materiais de escrita para um programa de logística reversa da Faber Castell com a TerraCycle e de esponjas de cozinha para um projeto da Scotch-Brite com a Terra Cycle.

Mais informações, programação completa e os pontos de coleta das campanhas estão neste link.