Conferência discute condição histórico-cultural da percepção

Evento é exclusivamente presencial e será realizado no anfiteatro André Jacquemin da FFCLRP

 22/11/2023 - Publicado há 7 meses
Por
Crédito: Science Photo Library/Canva

O Anfiteatro André Jacquemin, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, recebe no dia 30 de novembro, a partir das 14h30, a conferência A condição histórico-cultural da percepção e o mundo contemporâneo. A organização é do professor do Departamento de Psicologia Reinaldo Furlan, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O evento é exclusivamente presencial. O palestrante será o professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp em Assis, Danilo Saretta Verissimo. Ele vai abordar as condições da vida perceptiva na contemporaneidade, com fundamentos e perspectivas a partir da fenomenologia. 

Segundo o professor, serão apresentados fundamentos do estudo fenomenológico da percepção conduzido de forma atenta à questão do pertencimento histórico do sujeito. Com base nisso, serão examinados quatro aspectos da historicidade da percepção: a sua plasticidade, a percepção como expressão, o vidente enquanto visível e a relação da percepção com técnicas e modos de figurar e representar o mundo. Este último aspecto será enfatizado em prol de discussões acerca do regime escópico contemporâneo, amparado na multiplicação de telas.

Danilo Saretta Verissimo é livre-docente em História e Filosofia da Psicologia. Tem doutorado em regime de cotutela em Psicologia pela USP e em Filosofia pela Université Jean Moulin – Lyon III. Tem mestrado e graduação em Psicologia pela USP. É professor associado da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Unesp e foi pesquisador visitante junto ao Collegium de Lyon, da Université de Lyon.

Mais informações: reinaldof@ffclrp.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.