Compromisso com a diversidade marca posse da diretoria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Christie Ramos Andrade Leite Panissi e Paulo Olivi assumem como diretora e vice-diretor, respectivamente, da Filô, como a unidade é carinhosamente chamada pela comunidade acadêmica do campus

 Publicado: 04/11/2024 às 13:13
Por
Na imagem, mesa clara com 3 mulheres e um homem sentados, e um homem em pé num púlpito com roupas pretas e capa branca
A cerimônia de posse dos novos dirigentes foi realizada no Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto – Foto: Wladimir Alexandre de Castro/FFCLRP

 

Tomaram posse na última sexta-feira, dia 1º de novembro, Christie Ramos Andrade Leite Panissi e Paulo Olivi, como diretora e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Christie, que havia assumido a vice-diretoria na vaga do professor John Campbell McNamara, falecido no final de 2023, substitui, agora, o professor Marcelo Mulato na direção. Ela é titular no Departamento de Psicologia, na área de Psicobiologia, com linha de pesquisa em Fisiologia e ênfase em Neurociências. Já Paulo Olivi, titular do Departamento de Química, foi presidente da Comissão de Pós-Graduação e tem pesquisas focadas em Eletroquímica.

Na cerimônia de posse, realizada no Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto, Christie falou sobre sua trajetória e seu compromisso com a FFCLRP, carinhosamente chamada de “Filô” pela comunidade acadêmica. “É com grande emoção e orgulho que Paulo e eu assumimos a responsabilidade de dirigir a nossa faculdade nos próximos quatro anos”, declarou.

A diretora destacou a longa história da unidade, que, nesses 60 anos, se consolidou como uma instituição “dinâmica, vibrante e acolhedora”, com contribuições inestimáveis para a ciência, para a educação e para a sociedade brasileira. Christie ressaltou a estrutura multidisciplinar da Faculdade e a diversidade de suas áreas de atuação, abrangendo Ciências Biológicas, Exatas, Humanas, Sociais Aplicadas e Artes, o que, segundo ela, enriquece a experiência acadêmica e fortalece os vínculos entre docentes, discentes e funcionários. 

A nova diretora apresentou algumas de suas prioridades para a gestão, incluindo a modernização das instalações, com melhorias nas salas de aula e laboratórios, e a criação de novos espaços de interação. Christie frisou a importância de manter o alto padrão de ensino de graduação e a atualização dos currículos para refletir as demandas do mercado e da sociedade. Outro ponto destacado foi a criação da Comissão de Inclusão e Pertencimento, alinhada com as diretrizes da Pró-Reitoria, com o objetivo de acolher a diversidade, assegurando que todos tenham oportunidades e condições de vivenciar a melhor experiência acadêmica possível. Ela reconheceu o comprometimento dos servidores técnicos e administrativos e a necessidade de valorizar a equipe para enfrentar os desafios institucionais. “Nosso compromisso é claro: manter e ampliar a FFCLRP nos patamares de excelência acadêmica e de impacto na sociedade”, afirmou.

Na imagem, dois homens brancos de meia idade, do lado esquerdo com cabelos brancos grisalho e com roupas pretas e de óculos, ao centro outro com cabelos grisalhos e capa da beca branca, do lado direito, mulher branca com cabelos pretos e longos e beca
(Da esq. p/ dir.) Paulo Olivi, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Christie Ramos Andrade Leite Panissi – Foto: Wladimir Alexandre de Castro/FFCLRP

 

Christie fez um agradecimento especial aos seus colegas docentes, mencionando a convivência enriquecedora e a contribuição que cada um oferece para a unidade. “Tenho certeza que a nossa diversidade de formação acadêmica é o que torna essa interação única e grandiosa”, destacou, reconhecendo o apoio e a confiança que recebeu ao longo dos anos, especialmente no Departamento de Psicologia. “Essas relações são preciosas e fazem parte da minha jornada”, disse. 

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, reforçou a relevância da FFCLRP na estrutura da Universidade e celebrou a valorização da diversidade e da liderança feminina dentro da instituição. “Parabéns pela valorização das mulheres na direção da faculdade. Isso não é só um discurso, temos que fazer ações reais para que isso aconteça”, afirmou Carlotti, que ressaltou o compromisso da Reitoria com a inclusão e a renovação dos espaços da unidade.

Carlotti expressou também seu agradecimento ao professor Marcelo Mulato, que passou a direção para a professora Christie, por sua dedicação e liderança à frente da Filo. “Professor Marcelo, sua gestão foi marcada por um compromisso inabalável com a ética, integridade e a busca constante pelo bem-estar de nossa comunidade acadêmica. Sua postura sempre aberta e próxima dos colegas, bem como seu empenho em defender as causas mais nobres e relevantes para a USP, deixaram um legado que continuará inspirando a todos nós”, ressaltou.

O reitor fez questão, ainda, de destacar a importância da continuidade das contribuições acadêmicas e sociais da FFCLRP e assegurou à nova gestão o apoio da Administração Central para alcançar as metas traçadas: “Sempre conte com a Reitoria, estamos aqui para servir a Universidade e a toda a população do estado, e isso é um fator de união”, complementou​.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.