Aulas de natação unem gerações em projeto da USP em Ribeirão Preto

Projeto gratuito de ensino de natação atende familiares de 6 à 70 anos na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP

01/06/2023 - Publicado há 1 ano
Projeto Nadando em Família promove aulas com participantes dos 6 aos 70 anos – Foto: EEFERP USP

.
Gabriela é uma garotinha de 7 anos, que adora prender a respiração e tocar o fundo da piscina e já faz isso com estilo, aliás, em quatro estilos – peito, costas, borboleta e crawl, modalidades que aprende nas aulas de natação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP.  E a Gabriela tem companhia na natação, a sua avó Celeste Romeira Erbert, de 67 anos, que tem a oportunidade, pela primeira vez, de aprender o esporte.

Avó e neta são participantes do projeto Nadando em Família, promovido pela EEFERP, que vai além do ensino de natação, como conta a própria Celeste. “A mãe da Gabriela faleceu faz pouco tempo, e o Nadando em Família veio como uma oportunidade de animar minha netinha, tentar fazer a diferença no dia a dia dela e mostrar que ela não está sozinha nessa fase.”

O projeto Nadando em Família é uma iniciativa de ensino e aprendizagem, coordenado pelo professor Marcelo Papoti, que tem como objetivo promover a integração entre familiares por meio de aulas de natação. Surgiu, inicialmente para atender às necessidades educacionais dos alunos da escola ao transformar a teoria da natação em experiência prática com pessoas de diferentes faixas etárias. “Mas o projeto abrange uma variedade de benefícios, incluindo a união familiar, a partir da prática de atividade física conjunta, além da abertura da Universidade para a sociedade e o potencial terapêutico.”

Elaine Mesquita de Morais corrobora com a afirmação do coordenador, diz que faz aulas junto com os dois filhos e vê essa atividade como uma válvula de escape para a ansiedade que tomou conta da sua convivência familiar, em função do divórcio que enfrenta atualmente. “Minha filha acabou de me dizer que, se pudesse, viria todos os dias.” Já Maria Amélia Dias e sua mãe, Maria Isabel Dias, frequentam o Nadando em Família com o objetivo de superar o medo da água. “Nunca aprendemos a nadar, na verdade tínhamos pavor da água, mas o programa está ajudando muito, os professores são todos muito pacientes”, relata Maria Amélia.

O projeto teve início dia 3 de maio deste ano, serão 14 aulas e atualmente conta com um total de 56 participantes, com idades entre 6 e 70 anos; é gratuito e tem como público-alvo familiares que não sabem nadar.  Os participantes são divididos em cinco grupos formados pelos monitores do projeto, e as aulas ocorrem nas piscinas da EEFERP sempre em conjunto, uma criança ou o jovem acompanhado de um responsável. As inscrições para a próxima turma serão abertas no próximo semestre.

Mais informações: e-mail mpapoti@usp.br.