Você sabe a importância da saúde vocal?

No dia 16 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Voz e aproveitamos para destacar a importância da saúde vocal e da conscientização sobre os cuidados necessários para mantê-la em boa condição

 24/04/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 07/05/2024 as 16:15
Foto da Beth Amin - mulher branca de cabelos ruivos encaracolados apoiada sobre um piano de cauda.
Beth Amin / Foto: Arquivo CORALUSP

A voz é um fenômeno produzido pelo corpo humano através de uma sofisticada teia neurofisiológica, que envolve nervos, músculos, ligamentos, ossos e cartilagens. Começa no cérebro, que envia comandos para o sistema respiratório, para a laringe e para as estruturas acima dela (língua, lábios, palato etc.), que em conjunto irão expressar uma ideia, um sentimento ou uma sensação, seja através da fala ou do canto. Existem muitas definições para esse incrível som que produzimos de maneira tão espontânea desde que nascemos. Sejam essas definições artísticas, científicas ou até espirituais, estão todas corretas, uma vez que a voz é tudo isso: ciência, arte e espiritualidade.

Nas últimas décadas muito se avançou nessa área de conhecimento. A ciência vocal vem se desenvolvendo muito, graças à evolução da tecnologia que proporcionou a introdução de exames de imagem com alto grau de fidelidade, o que fez com que pudéssemos conhecer melhor tanto a anatomia como a fisiologia da laringe e consequentemente entender melhor as alterações vocais. Com esse conhecimento, tanto a prevenção como reabilitação de problemas de voz, assim como a habilitação para a voz profissional, ganharam maior eficácia e rapidez.

O Brasil se destaca nesse universo vocal, sendo hoje um dos países que mais publica na área de voz, seja através da Otorrinolaringologia, da Fonoaudiologia ou mesmo da área da pedagogia vocal, com profissionais de renome internacional nos três campos de atuação. Em 1999, preocupados com a grande incidência de câncer de laringe no país, um grupo de otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, ligados à extinta Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, lançaram a data, que além de comemorativa tinha como objetivo sensibilizar a população para a detecção precoce do câncer de laringe, bem como para outros problemas vocais. Essa data, 16 de abril, passou a ser adotada por outros países, sendo hoje um dia comemorada com várias ações de sensibilização para o tema, em todo o mundo.

Sabe-se que o canto está para a voz assim como o esporte ou a dança estão para o corpo. Sabemos que cuidar da voz é também cuidar do corpo e da mente. “Quem canta, seus males espanta” é talvez uma expressão tão antiga quanto a humanidade. Cantando, “mandamos a tristeza embora”, espantamos males psíquicos e físicos e promovemos saúde. Sabemos que a música é um fenômeno que promove a conexão de várias áreas do cérebro. Cantar de maneira saudável, por sua vez, auxilia no alinhamento corporal, na eficiência respiratória e na saúde das vias aéreas. Certamente nos ajuda a aumentar os níveis de serotonina e, consequentemente, os de bem estar. Cantar em coral, além dos benefícios físicos, nos conecta numa saudável teia social de encontros entre iguais e diferentes numa só voz.

Cantemos para promover saúde para nós e equilíbrio para o mundo. O universo agradece!

Redigido por: Beth Amin, fonoaudióloga especialista em voz, cantora, orientadora vocal e vice- diretora do Coralusp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.