No dia 15 de maio, quarta-feira, das 14h às 16h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP promove o simpósio internacional Novas comunidades, novas coleções, com a participação de profissionais e pesquisadores de diferentes instituições de preservação da memória.
O evento terá a participação de Ana Flávia Magalhães Pinto, historiadora e professora da Universidade de Brasília (UnB); de Fernando Acosta-Rodríguez, bibliotecário de Latin American Studies, Latino Studies, and Iberian Peninsular Studies da Biblioteca Firestone, da Universidade de Princeton, Estados Unidos; de João Marcos Cardoso, curador da BBM; Mário Augusto Medeiros da Silva, diretor do Arquivo Edgard Leuenroth da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e de Paul Losch, diretor de campo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, no Rio de Janeiro.
A mediação será de Pedro Meira Monteiro, professor da Universidade de Princeton e pesquisador residente na BBM, o qual também organizou a atividade, junto com o vice-diretor da BBM, Hélio de Seixas Guimarães, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Na primeira parte do simpósio, cada participante fará uma apresentação; e, na segunda, haverá o debate sobre os temas expostos. Depois, os convidados farão uma visita ao acervo da BBM com mediação do curador da biblioteca.
O objetivo do simpósio é discutir como diferentes instituições de preservação da memória lidam com os novos interesses, assuntos e atores que levam a repensar e redefinir as categorias nacionais, regionais, coletivas e pessoais que tradicionalmente orientaram a formação de coleções e arquivos, assim como o novo cenário de bibliotecas e arquivos comunitários, e como as instituições respondem à mudança do perfil de pesquisadores e às muitas temáticas emergentes.
Atividade interna
Na tarde do dia anterior, 14 de maio, haverá uma atividade interna voltada aos funcionários, estagiários e bolsistas da BBM, na qual será feita uma apresentação da coleção da instituição e das práticas dos setores de Biblioteca e Documentação, Digitalização e Mediação Cultural.
Em seguida, o bibliotecário Fernando Acosta-Rodríguez falará sobre a coleção da biblioteca da Universidade de Princeton em que atua, abordando os seguintes tópicos: gestão de pesquisa e relação com os pesquisadores, aquisição e manutenção de arquivos privados, coleções de artes gráficas, fluxo e prioridades de digitalização, Princeton Latin America’s Ephemera Collection etc.
O simpósio internacional Novas comunidades, novas coleções será realizado no dia 15 de maio, quarta-feira, das 14h às 16h30, na sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita para o público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.