Pesquisadora da Biblioteca Brasiliana ministra curso sobre imprensa feminista

As aulas, que integram os cursos de inverno da FFLCH, serão oferecidas virtualmente e contam com fontes documentais da BBM em sua bibliografia

Publicado: 24/07/2024
Texto de mulheres para a imprensa dos séculos XIX e XX é objeto de estudo na BBM - Foto: Canterbury Christ Church University

A partir desta sexta-feira (26), às 9 horas, serão abertas as inscrições para o curso de inverno da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP: Precursoras do feminismo no Brasil. O conteúdo derivou de um estudo realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) pela historiadora e pesquisadora residente Laila Thaís Correa e Silva, responsável pelo curso.

Cada aula terá um eixo diferente, sendo a primeira delas, justamente, sobre o acervo BBM e as escritoras cujas obras, abrigadas pela Biblioteca, serão estudadas. Dessa forma, os estudos desenvolvidos pela pesquisadora no último ano irão embasar o conteúdo das aulas, que conta com fontes documentais da BBM em sua bibliografia.

O curso será ministrado virtualmente através da plataforma Google Meet e contará com 120 vagas oferecidas de forma totalmente gratuita, tanto para comunidade USP como para comunidade externa. As inscrições serão encerradas no domingo, 28 de julho, às 23h59. Os participantes serão selecionados por sorteio no dia 29 de julho e as aulas serão ministradas de 5 a 9 de agosto, das 14 às 16 horas.

Um estudo com obras raras

Laila Correa, pesquisadora BBM e ministrante do curso "Precursoras do feminismo no Brasil". Foto: Acervo Pessoal

A ministrante das aulas, Laila Correa, é graduada em Filosofia, História e Estudos Literários, mestre em Filosofia e doutora em História Social, todas essas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é pós-doutoranda em História na FFLCH. Além de bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ela é pesquisadora residente na biblioteca.

Seu projeto Raras edições: estudo de autoria feminina no acervo da BBM/USP, séculos XIX-XX integrará a 10ª edição do Programa de Edital de Residência em Pesquisa BBM deste ano, assim como no ano anterior, no qual Laila participou com o projeto Precursoras do feminismo nacional na BBM e suas redes de sociabilidade.

A pesquisa explora fontes da imprensa feminista, como A mensageira: revista literária dedicada à mulher brasileira (1897-1900), e obras de suas principais colaboradoras que enviavam textos de várias partes do Brasil, tais como Ignez Sabino, Zalina Rolim, Francisca Júlia, Josephina Álvares de Azevedo e Júlia Lopes de Almeida.

Laila conta que, para essa pesquisa, encontrou “verdadeiras joias”: “No acervo da BBM, localizei muitas obras de difícil acesso (ou mesmo inexistentes) em outros acervos e bibliotecas do Brasil, o que me chamou a atenção prontamente para o desenvolvimento de um estudo que partisse das fontes de autoria feminina presentes na BBM”.

Volume I da edição fac-similar de "A Mensageira", de 1897

Nesse sentido, os materiais encontrados expandiram a gama de autoras e problemas estudados pela pesquisadora desde seu doutorado na Unicamp, em 2016. Para ela, a preservação dessas obras pode “destacar a produção intelectual profícua de mulheres e sua participação para as reflexões sobre a história e a sociedade brasileira, sobretudo em relação ao processo político de transição da Monarquia para a República”.

As peças raras e tão relevantes citadas pela ministrante do curso terão seu conteúdo explorado durante as aulas e, além disso, podem ser consultadas presencialmente na BBM mediante agendamento de visita técnica (para mais informações, acesse o site da Biblioteca).

Para saber mais sobre o curso Precursoras do feminismo no Brasil, acesse a página no site da FFLCH.

As inscrições deverão ser realizadas pelo sistema Apolo da USP.

Residência em Pesquisa BBM

O Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP possibilita que pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados ao acervo da biblioteca durante um a seis meses, que podem ser prorrogados por igual período.

Em nove edições, o programa teve a participação de mais de 30 pesquisadores, sendo que alguns deles participaram em mais de uma edição.

No edital deste ano, cujo resultado foi divulgado no dia 15 de julho, era prevista a seleção de até oito projetos de pesquisa, mas, devido à excepcional qualidade dos materiais inscritos, foram contemplados 10 projetos. Além do feminismo estudado por Laila, temas como nacionalismo, Romantismo, Modernismo e fauna são abordados nos trabalhos de outros pesquisadores.

O objetivo é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

*Estagiária sob supervisão de Eliete Viana