Performance reúne música e imagens na exposição “Alfabeto da Reta”

Edith Derdyk convida os artistas Rodrigo Gontijo e Duda Tsuda para a apresentação

 06/09/2024 - Publicado há 3 meses
Por

 

Dentro da programação paralela da exposição Alfabeto da Reta de Edith Derdyk, o Centro MariAntonia promove o evento Performance Bookscapes, com a artista e os convidados Rodrigo Gontijo e Dudu Tsuda. As apresentações com música e projeção de imagens têm entradas grátis e serão feitas no dia 13 de setembro (sexta), às 17 horas, e no dia 14 (sábado), às 11 horas, no Edifício Joaquim Nabuco.

A artista e os convidados

Edith Derdyk é artista visual e escritora, realizando exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia). Recebeu prêmios, bolsas e residências no Brasil e no exterior em literatura e artes visuais.

Rodrigo Gontijo é artista, pesquisador e professor na Universidade Estadual de Maringá, tem doutorado e mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem publicações sobre cinema experimental e expandido e desenvolve projetos de cinema ao vivo, instalações, filme-ensaio e documentários. Seus trabalhos individuais e coletivos já foram apresentados na Espanha, Canadá, Argentina e em diversas cidades do Brasil, além de terem recebido prêmios. Desde 2013, mantém parceria com Edith Derdyk, com quem já realizou, juntamente com outros artistas, os trabalhos Tabuleiro – dois ou mais pretextos poéticosCatopléia – Alegorias Musicais e BOOKSCAPES – um milhão de chamas. Como curador participou da Bienal Sesc de Dança (2021), trabalhou com Tim Burton e equipe em A Beleza Sombria dos Monstros e realizou a exposição As Aventuras de Alice, no Farol Santander em São Paulo (2022).

Dudu Tsuda é artista multimídia, artista sonoro, músico, compositor, performer, produtor musical, diretor artístico do selo de arte sonora e música experimental ALEA e professor na Faculdade Santa Marcelina. Doutorando em Artes Visuais na Universidade Estadual Paulista (Unesp), é mestre pelo programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Realizou programas de residência artística, exposições, intervenções urbanas, performances e concertos e foi contemplado por bolsas e prêmios em diferentes países como França, Japão, Colômbia, Bolívia, Espanha, Alemanha e Brasil. Integra a companhia de dança contemporânea Núcleo Artérias desde 2001.

Serviço

Performance Bookscapes com Edith Derdyk, Rodrigo Gontijo e Duda Tsuda
Programação paralela à exposição Alfabeto da Reta de Edith Derdyk

Quando: 13 de setembro às 17 horas e 14 de setembro às 11 horas
Onde: Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco (Rua Maria Antônia, 258, Vila Buarque, próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Visitação da exposição: terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3123-5202


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.