Parque de Ciência e Tecnologia da USP inicia produção de guia para observação de aves

Em breve, os visitantes contarão com um guia ilustrado para apoiar a observação das espécies de aves nas dependências do CienTec

21/05/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 07/06/2024 as 17:19
Na imagem, um pássaro com cabeça, bico, asas, tórax e costas negros, barriga e cauda brancas e uma mancha azul clara acima dos olhos está sentado em um galho, rodeado por folhas verdes que deixam passar um pouco da luz do sol.
Gralha-de-Crista-Negra (Cyanocorax chrysops) observada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo. Foto de Aldenir Barbosa dos Santos.

O Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP está inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, maior fragmento de Mata Atlântica da área urbana da Região Metropolitana de São Paulo. Abriga uma grande biodiversidade, inclusive de aves. Para o deleite dos observadores, sejam leigos ou profissionais, é possível avistar diversos tipos de aves como: Alma-de-gato, Beija-Flores, Bem-te-Vi, Biguá, Carcará, Garça, Gavião Carijó, Gralha de Crista Negra, Jacu-Guaçu, Maritaca, Pica-Pau de Cabeça Amarela, Pica-Pau Branco, Pica-Pau de Topete Vermelho, Quero-Quero, Rolinha, Saracura do Brejo, Tico-Tico, Tiziu, Tucano de bico verde, Tucanoçu, dentre outras.

Diversos funcionários e mediadores do Parque tiveram a oportunidade de avistar alguns deles. Com o intuito de proporcionar informações relevantes sobre o tema, bolsistas do programa unificado de bolsas da USP e graduandos voluntários do Instituto de Biociências (IB) da USP iniciaram o desenvolvimento de um Guia de Observação de Aves, compilando relatos da comunidade, informações já publicadas na literatura científica e os registros realizados pela população em plataformas de ciência cidadã voltadas à identificação de espécies biológicas.

A Observação de Aves tem uma importância educativa e ambiental significativa. Ela não apenas sensibiliza o público sobre a biodiversidade e a importância da conservação, mas também contribui para a ciência cidadã, na qual os novos dados coletados pelos observadores podem auxiliar em pesquisas científicas e no monitoramento das populações de aves.

Contando com um guia prático, repleto de fotos, figuras explicativas e informações interessantes, os visitantes poderão se envolver mais profundamente na observação, reconhecendo desde as espécies mais comuns até aquelas que são avistadas raramente no ambiente urbano. Todas já podem ser  apreciadas com carinho e atenção, contudo, o guia será um aliado importante nessa atividade.

O Parque CienTec fica na Avenida Miguel Estefno, 4200, no bairro da Água Funda, em frente ao Jardim Zoológico e a visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 9h às 16h, com entrada gratuita.

Texto de Suzana Ursi, Célia I. Becker e Mariana S.C. Mangueira