Orquestra da USP se apresenta no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Junto à orquestra estará Nathan Amaral, violonista vencedor da 27º edição da Sphinx Competition

Publicado: 01/07/2024

Com a chegada do inverno, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) prepara-se para participar do 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que será celebrado dia 5 de julho, às 20h30, no Auditório Cláudio Santoro. Em companhia da orquestra, Nathan Amaral, prestigiado jovem músico, apresentará o solo para violino.

Celebrando mais de 50 edições, o Festival de Inverno de Campos do Jordão consolidou-se como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo apresentações e aulas 100% gratuitas para o seu público. Palco para grandes nomes como Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, dentre outros. Além das apresentações, masterclasses oferecidas pelos artistas convidados fazem parte de sua programação, atraindo jovens músicos de diversos horizontes ao redor do País e continente.

Para o concerto, em companhia da Orquestra Sinfônica da USP, estará Nathan Amaral, violinista de 28 anos, ganhador da 27º edição da Sphinx Competition, concurso dedicado à inclusão e transformação social através das artes na música clássica, realizado em Detroit. Natural do Rio de Janeiro, especificamente do Morro da Mangueira, Nathan ingressou aos 11 de anos de idade no projeto social do Centro Cultural Cartola, onde iniciou seus estudos com o violino. Também recebeu diversos prêmios, como o Paul Roczek da Universidade Mozarteu, na Áustria, como melhor aluno de violino; e também foi duas vezes vencedor do maior prêmio de violino do Brasil, o Eleazar de Carvalho.

O violinista será o solista da obra Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 77, de Johannes Brahms, peça que abrirá o programa, obra de grande complexidade técnica e densidade orquestral. Em seguida, a orquestra apresentará Fragmentos, de Marisa Rezende, uma tapeçaria de timbres e maneirismos instrumentais. Por fim, encerrando com Bachianas Brasileiras nº 7, de Heitor Villa-Lobos, oferecendo uma fusão entre a música erudita e a popular, rica em vivacidade e ritmo.

A programação do 54º Festival é 100% gratuita e os ingressos são retirados on-line, através do link, três dias antes de cada apresentação, às 12h (limitada a quatro ingressos por pessoa) e presencialmente, com uma hora de antecedência às apresentações, na entrada da Capela do Palácio Boa Vista (limitada a dois ingressos por pessoa).

• Data: Sábado, 5 de julho de 2024, às 20h30
  • Local: Auditório Cláudio Santoro (Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP)
  • Link para reserva de ingressos!

PROGRAMA:

Johannes Brahms (1833-1897)Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 77  (1878) (38’)

1. Allegro non troppo
  2. Adagio
  3. Allegro giocoso; ma non troppo vivace

Nathan Amaral, violino

Marisa Rezende (1944)Fragmentos (2014) (9’)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)Bachianas Brasileiras nº 7 (1942) (26’)

1. Prelúdio (Ponteio)
  2. Giga (Quadrilha caipira)
  3. Tocata (Desafio)
  4. Fuga (Conversa)