Os clubes de leitura têm se multiplicado nos últimos anos e são uma ponte para a expansão da visão de mundo a partir da troca de percepções, experiências e memórias. É com esse espírito que o Centro de Preservação Cultural/Casa de Dona Yayá (CPC) abre a Oficina de Leitura e Escrita, no dia 15 de fevereiro, às 10h. Será o primeiro de seis encontros bimestrais organizados sob a curadoria e mediação da escritora Sabina Anzuategui, a partir de obras da literatura contemporânea.
O livro que abre a oficina é O perigo de estar lúcida, publicado pela editora Todavia em 2023. A autora é Rosa Montero, jornalista, ficcionista e ensaísta nascida em Madri, em 1951. O tema do livro, que traça um olhar aguçado para a loucura e seu papel na arte e na literatura, dialoga com a temática do CPC, lugar de memória que, entre outras questões, nos coloca diante da condição de uma mulher diagnosticada com distúrbios mentais em meados do século XX.
Sobre a oficina
O projeto da Oficina de Leitura e Escrita teve início em 2019 por iniciativa do antropólogo e produtor cultural Michel Françoso e da escritora Sabina Anzuategui, e desde 2023 integra a programação do CPC em parceria com a Livraria Simples. O critério para seleção das obras é construir um painel com diversidade de gênero, culturas e vivências a partir da literatura brasileira e internacional. Cada encontro começa com uma apresentação da obra selecionada e a leitura coletiva de trechos do livro. Em seguida a mediadora conduz uma roda de conversa sobre as impressões e observações dos participantes e propõe uma atividade de escrita livre como exercício de criatividade. A atividade pretende estimular a leitura livre e prazerosa, assim como abrir espaço às possibilidades da criação literária.
As oficinas são bimestrais, com participação gratuita mediante inscrição prévia. A mediadora Sabina Anzuategui explica que não é obrigatório que os participantes leiam o livro antes – mesmo quem ainda não leu o livro pode se inscrever. Também não é necessário participar de todos os encontros, as inscrições são feitas separadamente para cada data.
Programação – Oficina de Leitura e Escrita
15 de fevereiro (sábado)
O perigo de estar lúcida, de Rosa Montero (Todavia, 2023)
Local: Mercadinho Simples
13 de abril (domingo)
Segunda casa, de Rachel Cusk (Todavia, 2022)
Local: CPC-USP/Casa de Dona Yayá
15 de junho (domingo)
O escravo, de Carolina Maria de Jesus (Cia. das Letras, 2023)
Local: CPC-USP/Casa de Dona Yayá
17 de agosto (domingo)
A liberdade total, de Pablo Katchadjian (DBA, 2020)
Local: CPC-USP/Casa de Dona Yayá
19 de outubro (domingo)
Vila Mathusa, de Zênite Astra (Incompleta, 2023)
Local: CPC-USP/Casa de Dona Yayá
13 de dezembro (sábado)
Escrever, de Marguerite Duras (Relicário, 2021)
Local: Mercadinho Simples
Serviço
Oficina de Leitura e Escrita
Quando: encontros bimestrais de 15 de fevereiro a 13 de dezembro de 2025, das 10h às 12h
Onde: CPC-USP Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo) e Mercado de Ações da Livraria Simples (Rua Rocha, 416, Bela Vista – São Paulo)
Quanto: Gratuito
Inscrições via formulário eletrônico clicando aqui.