O concerto histórico de Marisa Monte e Orquestra Sinfônica da USP na vibrante festa de 90 anos

“Vida longa à USP! Viva a cultura, viva a educação, viva a cidadania”, bradou a artista

 Publicado: 25/06/2024
Por
Público acompanha concerto de Marisa Monte e Orquestra da USP na Praça do Relógio. Foto Elcio Silva.
Público acompanha concerto de Marisa Monte e Orquestra da USP na Praça do Relógio – Foto: Elcio Silva – Cultura e Extensão USP

O concerto vespertino e ao ar livre da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) no último sábado (22), com a regência de André Bachur e participação especial da cantora Marisa Monte, transbordou em um assombroso coro de dezenas de milhares de pessoas extasiadas na Praça do Relógio, na Cidade Universitária.

Arnaldo Antunes, de surpresa, declama trecho da obra O Primo Basílio, de Eça de Queiroz. Foto Elcio Silva - Cultura e Extensão USP.
Arnaldo Antunes, de surpresa, declama trecho da obra O Primo Basílio, de Eça de Queiroz – Fot0: Elcio Silva – Cultura e Extensão USP

A presença surpresa de Arnaldo Antunes declamando o célebre trecho da obra O Primo Basílio, de Eça de Queirós, em Amor I Love You foi alegremente abafada por uma ovação contagiante e entusiasmada.

Maior que o imenso público, estimado em 55 mil pessoas pela Prefeitura do Campus da Capital, só o afeto. E também as inúmeras postagens nas redes sociais que eternizaram, nessa comemoração dos 90 anos da USP, a grande cantora e compositora com um sorriso amplo e perene, em meio a versos famosos imediatamente entoados pela multidão.

Marisa Monte declarou “profunda gratidão” aos fãs, aos músicos participantes e pelas 12 toneladas de alimentos doados para a Central Única das Favelas (Cufa). E destacou o orgulho de ser embaixadora do programa USP Diversa, que promove a captação de recursos e financiamento de bolsas de permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“É uma honra poder colaborar para que os alunos cotistas possam permanecer estudando, para a diversidade, para ter uma universidade com mais inclusão e mais oportunidade para todos.”

Um dos coordenadores da Cufa, Marcelo Cavanha celebrou a comunhão da festa gratuita com o propósito beneficente. “Foi um dia maravilhoso. A USP completamente lotada, as pessoas cantando felizes. Estamos há três anos nessa parceria com os eventos e a arrecadação para a Cufa. Foi de grande ajuda esse espetáculo incrível.”

Marisa Monte canta ao lado do maestro André Bachur. Foto Elcio Silva - Cultura e Extensão USP.
Marisa Monte canta ao lado do maestro André Bachur – Foto: Elcio Silva – Cultura e Extensão USP

A produtora da Osusp Andrea Costa comemorou a apresentação histórica e a abertura da Cidade Universitária para um público tão exultante quanto gentil: “Foi um trabalho que envolveu um número enorme de profissionais da Universidade e fora dela para entregar o melhor. Eu me sinto muito realizada e feliz. E espero, sinceramente, que ocorram muitos mais como esse para que a população tenha acesso ao campus lindo que é o Butantã”.

Depois de um final de semana exuberante, Marisa Monte recebeu o título de Doutora Honoris Causa da USP em uma cerimônia acadêmica prestigiada por diversas autoridades.

“Esse título é de todos aqueles que me acompanharam ao longo da minha carreira, que acreditaram em mim e que se emocionaram com a minha arte. A música tem o poder de nos unir, de nos tocar, de nos lembrar de nossa humanidade compartilhada. Que possamos continuar a valorizar a arte, a educação, a cultura, construindo um mundo mais sensível, mais inclusivo e mais solidário. Que a música continue a tocar nossos corações e a inspirar nossas vidas.”

 

Ouça a reportagem veiculada no programa Cultura na USP na Rádio USP

Logo da Rádio USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.