![Público acompanha concerto de Marisa Monte e Orquestra da USP na Praça do Relógio. Foto Elcio Silva.](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2024/06/20240626_publicoMarisaMonte_Foto_ElcioSilva-1024x538.png)
O concerto vespertino e ao ar livre da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) no último sábado (22), com a regência de André Bachur e participação especial da cantora Marisa Monte, transbordou em um assombroso coro de dezenas de milhares de pessoas extasiadas na Praça do Relógio, na Cidade Universitária.
![Arnaldo Antunes, de surpresa, declama trecho da obra O Primo Basílio, de Eça de Queiroz. Foto Elcio Silva - Cultura e Extensão USP.](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2024/06/20240626_MarisaMonte_ArnaldoAntunes_Foto_ElcioSilva-261x300.png)
A presença surpresa de Arnaldo Antunes declamando o célebre trecho da obra O Primo Basílio, de Eça de Queirós, em Amor I Love You foi alegremente abafada por uma ovação contagiante e entusiasmada.
Maior que o imenso público, estimado em 55 mil pessoas pela Prefeitura do Campus da Capital, só o afeto. E também as inúmeras postagens nas redes sociais que eternizaram, nessa comemoração dos 90 anos da USP, a grande cantora e compositora com um sorriso amplo e perene, em meio a versos famosos imediatamente entoados pela multidão.
Marisa Monte declarou “profunda gratidão” aos fãs, aos músicos participantes e pelas 12 toneladas de alimentos doados para a Central Única das Favelas (Cufa). E destacou o orgulho de ser embaixadora do programa USP Diversa, que promove a captação de recursos e financiamento de bolsas de permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“É uma honra poder colaborar para que os alunos cotistas possam permanecer estudando, para a diversidade, para ter uma universidade com mais inclusão e mais oportunidade para todos.”
Um dos coordenadores da Cufa, Marcelo Cavanha celebrou a comunhão da festa gratuita com o propósito beneficente. “Foi um dia maravilhoso. A USP completamente lotada, as pessoas cantando felizes. Estamos há três anos nessa parceria com os eventos e a arrecadação para a Cufa. Foi de grande ajuda esse espetáculo incrível.”
![Marisa Monte canta ao lado do maestro André Bachur. Foto Elcio Silva - Cultura e Extensão USP.](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2024/06/20240622_MarisaMonte_AndreBachur_Foto_ElcioSilva-1024x541.png)
A produtora da Osusp Andrea Costa comemorou a apresentação histórica e a abertura da Cidade Universitária para um público tão exultante quanto gentil: “Foi um trabalho que envolveu um número enorme de profissionais da Universidade e fora dela para entregar o melhor. Eu me sinto muito realizada e feliz. E espero, sinceramente, que ocorram muitos mais como esse para que a população tenha acesso ao campus lindo que é o Butantã”.
Depois de um final de semana exuberante, Marisa Monte recebeu o título de Doutora Honoris Causa da USP em uma cerimônia acadêmica prestigiada por diversas autoridades.
“Esse título é de todos aqueles que me acompanharam ao longo da minha carreira, que acreditaram em mim e que se emocionaram com a minha arte. A música tem o poder de nos unir, de nos tocar, de nos lembrar de nossa humanidade compartilhada. Que possamos continuar a valorizar a arte, a educação, a cultura, construindo um mundo mais sensível, mais inclusivo e mais solidário. Que a música continue a tocar nossos corações e a inspirar nossas vidas.”