Concerto da Orquestra Sinfônica da USP dialoga com oceanos e mares

A apresentação “Mares Consonantes”, em parceria com Instituto Oceanográfico, destaca a importância da sustentabilidade e da preservação marinha

 Publicado: 19/11/2024 às 17:41
Por
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresenta no Centro Cultural Camargo Guarnieri, no dia 30 de novembro, sábado, às 16h, o concerto Mares Consonantes, em colaboração com o Instituto Oceanográfico (IO) da USP, pela quarta edição da série Torre do Relógio. Os ingressos gratuitos e solidários são reservados on-line e garantidos através da doação de 1 kg de alimentos não perecíveis e/ou brinquedos novos. Clique Aqui!

A série é inspirada na Torre do Relógio, monumento inaugurado no centro da Cidade Universitária em 1973. Em cada face, seis imagens em alto e baixo-relevo representam temas que refletem o espírito universitário, simbolizando, de um lado, a realidade das ciências exatas e, do outro, a fantasia das artes e ciências humanas.

O concerto mergulha em sons de águas diversas exaltando os oceanos e mares através de composições de diferentes épocas, sob a batuta do maestro Tobias Volkmann, regente titular e diretor artístico da Osusp, e solo vocal de Mariane Claro.

Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico, é um dos palestrantes do concerto. Foto: Arquivo pessoal.

Os professores Paulo Yukio Gomes Sumida, June Ferraz Dias e Alexander Turra, do IO, participarão de três momentos durante a apresentação, enfatizando a importância da preservação e manejo sustentável dos oceanos, o objetivo número 14, previsto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

“A Osusp trazer esse tema indica claramente a importância que ele tem ganho na sociedade, a ponto de termos como aliada essa manifestação artística para tocar a mente, o coração e a alma das pessoas”, comenta Turra, professor participante do evento e coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano.

Maestro Tobias Volkmann - Foto: Daryan Dornelles.

Segundo Volkmann, a relação do homem com os oceanos sempre foi fonte de inspiração para a composição musical nos mais variados gêneros. “A apresentação vai percorrer musicalmente este universo, desde a música orquestral que recria imagens marinhas até a inspirada nas culturas surgidas a partir desta relação do homem com os oceanos.” O repertório traz composições de Mendelssohn, Debussy, Léa Freire e Gilberto Mendes, assim como Fandango caiçara e a música de Dorival Caymmi Histórias de pescadores.

Serviço

O concerto Mares Consonantes acontece no dia 30 de novembro (sábado), às 16h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Butantã). O evento é gratuito e solidário, com ingresso garantido através da doação de 1 kg de alimentos não perecíveis e/ou brinquedos novos. O lote de ingressos será liberado no dia 25 de novembro (segunda-feira) às 18h por este link.

*Estagiária sob supervisão de Elcio Silva


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.