Casa de Dona Yayá apresenta exposição de fotos sobre o cotidiano da USP

A mostra reúne os trabalhos vencedores do concurso fotográfico sobre o patrimônio cultural da Universidade de São Paulo

10/05/2024 - Publicado há 2 meses

O Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá (CPC) inaugura na próxima quarta-feira (dia 15), às 19 horas, a mostra Imagens em Patrimônio, que apresenta os trabalhos do primeiro concurso de fotografias sobre patrimônio cultural realizado pelo CPC-USP em 2023. A iniciativa, aberta a toda sociedade, buscou promover o registro fotográfico do rico e diversificado patrimônio cultural da USP expresso nas celebrações, formas de expressão, lugares, saberes, objetos e edifícios. Como resultado, a exposição apresenta um painel representativo das referências culturais da Universidade sob o olhar sensível e original dos participantes.

O edital contemplou um trabalho para cada uma das cinco categorias. O prêmio foi um vale-compras da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) no valor de R$ 500. Além da exposição, as fotos vão compor um catálogo em formato e-book.

Novas inscrições

A segunda edição do concurso recebe participações com o patrimônio cultural do Bixiga como tema, região tradicional da cidade de São Paulo e muito rica em referências e manifestações culturais de diferentes grupos sociais.

O prazo para inscrição é até 31 de maio. A participação é gratuita e aberta para maiores de 18 anos.

Os interessados podem acompanhar as informações no perfil do Instagram.

Para a diretora do CPC Flávia Brito do Nascimento, o concurso fotográfico “incentiva o contato com os diferentes aspectos do patrimônio cultural, de forma a chamar a atenção para o reconhecimento das referências culturais da vida acadêmica. E é mais uma ação do CPC para a promoção do reconhecimento, valorização e divulgação do patrimônio universitário, ainda mais importante neste ano em que se comemoram os 90 anos de fundação da USP”.

“Muito mais do que edifícios, monumentos e acervos, esse patrimônio está representado também no cotidiano da Universidade, nos locais de convívio, nas tradições estudantis, nas salas de aula e laboratórios, onde acontece a prática acadêmica”, completa a professora.

Exposição Imagens em patrimônio: patrimônio cultural da USP
Abertura | Dia 15 de maio, quarta-feira, das 19h às 21 horas
Local | Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Visitas | De segunda a sexta-feira das 10h às 18 horas; quartas-feiras, das 10h às 20 horas; domingos, das 10h às 13 horas.
Quanto | Entrada gratuita