Trajetória de pioneiros pode nos ajudar a enfrentar momentos de adversidade

Jacques Marcovitch, coautor do livro “São Paulo e os Pioneiros: Novos Encontros”, explica que, ao vermos as trajetórias inspiradoras destas pessoas, podemos encontrar a força necessária para lidar com o presente com mais serenidade

14/12/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

No dia 15 de dezembro, terça-feira, das 17h30 às 18h30, o livro São Paulo e os Pioneiros: Novos Encontros será lançado virtualmente, via Zoom. A obra é o terceiro volume de Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, resultado da exposição São Paulo e os Pioneiros, evento que aconteceu no Palácio dos Campos Elíseos no final de 2019. Os professores Jacques Marcovitch e Maria Cristina Oliveira Bruno, da USP, são os coordenadores e coautores que lançarão a obra, que retrata o cenário político e econômico em que pessoas pioneiras enfrentaram as crises e adversidades de cada momento.

+ Mais

Exposição reflete os riscos, sonhos e sucessos dos pioneiros do empreendedorismo no Brasil

De acordo com Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e ex-reitor da USP, o projeto nasceu na sala de aula, na década de 70, quando eles perceberam que existia uma lacuna sobre a história de brasileiros e brasileiras que construíram essa transição do século 19 para o 20 e que trouxeram a industrialização para o Brasil. “Iniciamos então a construção de uma equipe que passou a se debruçar sobre 24 pioneiros, desde o Rio Grande do Sul até o Estado do Amazonas e, a partir de 2019, também oito mulheres pioneiras que construíram e fizeram a diferença durante esse período de quase 100 anos”, explica Marcovitch em entrevista ao Jornal da USP no Ar.

Apesar da distância de 100 anos na análise, o professor comenta que há certa semelhança em ambos os momentos vividos. Por volta de 1920, o mundo enfrentava a gripe espanhola, pandemia que afetou um quinto da população mundial e, atualmente, o mundo enfrenta o vírus da nova covid-19. Além disso, em 1918, se encerrava a Primeira Grande Guerra, e os pioneiros e pioneiras vivenciaram as consequências dessas adversidades e, mesmo assim, foram importantes para o desenvolvimento da sociedade. “São nesses momentos de adversidade que surgem os pioneiros e as pioneiras que vão encontrar formas para construir o futuro”, exalta o professor.

Marcovitch explica que o recorte histórico focou na transição do Império para a Primeira República, era Vargas, e a era de desenvolvimento que vemos até hoje, já pensando nos desafios do futuro. A ideia é que todo esse conteúdo vire material para profissionais da educação e que alunos de escola pública tenham a oportunidade de ter acesso a essas trajetórias inspiradoras de homens e mulheres que deixaram seu legado para o Brasil.

Para saber mais sobre o evento e se inscrever, basta entrar no link.