Testes poligênicos detectam risco aumentado para diversas doenças

Testes identificam mutações em múltiplos genes, essenciais para conhecer a propensão para muitas doenças

 21/11/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 22/11/2018 às 11:16

Nesta edição de Decodificando o DNA, Mayana Zatz fala do desenvolvimento dos testes genéticos. A maior parte dos testes feitos no momento detecta doenças raras causadas pela mutação em algum gene. Acontece que a maioria das doenças mais comuns é causada por alterações em diversos genes, podendo chegar a cem ou mais deles. Como exemplo, ela cita o risco aumentado para ataques cardíacos, diabete ou maior predisposição a várias formas de câncer. Testes para esse tipo de risco só estão começando a ficar disponíveis agora, e envolvem algumas ressalvas que a geneticista explica em sua coluna.

Ouça detalhes com a professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP clicando no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.