Saúde e Tecnologia da Informação lideram ranking das startups do interior paulista

Perfil das empresas de base tecnológica da região de Ribeirão Preto e São Carlos revela o potencial econômico da nova forma de empreender

 13/12/2021 - Publicado há 3 anos
Por
As startups alocadas em Ribeirão Preto e em São Carlos estão distribuídas em 21 segmentos diferentes – Foto: Pixabay-CC
Logo da Rádio USP

O ambiente de inovação e tecnologia cresce em todo o Brasil, são quase 14 mil startups, segundo a Associação Brasileira de Startups. Nas regiões de Ribeirão Preto e São Carlos, interior de São Paulo, elas somam 481 unidades, com destaque para as healthy techs (startups da área de saúde) e as da tecnologia da informação (TI). Os dados são da Tech Map 2021, mapeamento realizado pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto em parceria com a Liga de Empreendedorismo de São Carlos (Lesc).

O objetivo do Tech Map, contam os realizadores do levantamento, é auxiliar na pauta da agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), oferecendo um mapa das oportunidades e do potencial instalado nas duas cidades. As informações, asseguram, interessam aos próprios empreendedores para novos projetos, a novos membros da comunidade acadêmica e também a investidores.

Empresas emergentes, de base tecnológica e criadas por jovens que buscam inovação e potencial de crescimento, as startups alocadas nas duas cidades paulistas estão distribuídas em 21 segmentos diferentes. A maior parte, cerca de 30%, está voltada para a área da saúde ou da tecnologia da informação, outros 30%.

Impacto econômico de espírito jovem

Uma das responsáveis pelo mapeamento no Supera Parque, Denise Arruda, diz que a quantidade de startups do ramo de tecnologia da informação, distribuídas por Ribeirão Preto e São Carlos, mostra o potencial que as cidades possuem para explorar diversas áreas baseadas em tecnologia, o que pode impactar diretamente na economia dos municípios.

Já a representante da equipe de marketing da Lesc, Júlia Custódio, concorda com Denise quanto ao potencial econômico das empresas nas duas cidades, mas os diferencia quanto aos ambientes de trabalho. “Apesar das cidades terem semelhanças a respeito de um ambiente propício para trabalhar com tecnologia e inovação, São Carlos enxerga essa área com a leveza e flexibilidade de jovens talentos”, avalia Júlia, destacando o “espírito jovem e curioso para novas ideias” com diversidade, “trazendo sempre diversão e muita leveza em seus ambientes”. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.