No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Renan Albuquerque Rodrigues, professor Adjunto IV da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sobre as culturas indígenas e os impactos psicossociais como a depressão e o suicídio sofridos por esses povos em decorrência do racismo. Também comenta sobre os quilombos amazônicos atuais, constituídos por escravizados fugidos no Brasil colonial e ainda pouco conhecidos e estudados por pesquisadores.
Rodrigues tem doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos da Ufam. É autor dos livros Sofrimento mental de indígenas na Amazônia” (Editora da Universidade Federal do Amazonas/Edua) e A desconstrução da informação (Editora Travessia).
Diversidade em Ciência
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.