Renan Rodrigues fala sobre os indígenas e os quilombos negros amazônicos

Quilombos, indígenas amazônicos e os impactos psicossociais como depressão e suicídio são os temas comentados pelo professor da Universidade Federal do Amazonas

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Renan Albuquerque Rodrigues, professor Adjunto IV da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sobre as culturas indígenas e os impactos psicossociais como a depressão e o suicídio sofridos por esses povos em decorrência do racismo. Também comenta sobre os quilombos amazônicos atuais, constituídos por escravizados fugidos no Brasil colonial e ainda pouco conhecidos e estudados por pesquisadores.

Rodrigues tem doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos da Ufam. É autor dos livros Sofrimento mental de indígenas na Amazônia” (Editora da Universidade Federal do Amazonas/Edua) e A desconstrução da informação (Editora Travessia).

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.