No próximo domingo, 18 de março, ocorrerão as eleições presidenciais na Rússia. O atual presidente, Vladimir Putin, é o grande favorito. O Diálogos na USP desta semana conversa sobre o assunto com Lenina Pomeranz, professora sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, e com o professor Vicente Giaccaglini Ferraro Junior, do Laboratório de Estudos da Ásia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
De acordo com a professora, a eleição é particularmente importante porque representa o último mandato de Putin. Ela explica que o atual presidente tem mais de 70% das intenções de votos. O segundo colocado nas pesquisas tem apenas 7,8%. Vicente Ferraro complementa reiterando a importância, para a legitimidade do governo, do processo de domingo, devido a fortes críticas vindas do Ocidente.
A popularidade do atual presidente russo também foi discutida. Para Lenina Pomeranz, Vladimir Putin é visto pela população como o cidadão que restaurou a dignidade do povo russo. O grande apoio que ele recebe do povo vem, entre outros fatores, da restauração econômica e administrativa do estado russo depois do período caótico de transição pós-URSS. Apesar disso, o professor coloca que a oposição tende a crescer nesse último mandato de Putin, principalmente entre os jovens.
A política externa e o futuro da Rússia foram outros assuntos comentados pelos especialistas. Confira o programa, na íntegra, nos players acima.