Vitória de Putin é resultado de mudança geracional

Segundo especialista em economia internacional, país entra em nova etapa capitalista

 19/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/03/2018 as 15:29

jorusp

Vladimir Putin, presidente russo, teve vitória esmagadora na eleição que ocorreu neste domingo (18). O presidente, que iniciará agora seu 4º mandato, recebeu 76,7% dos votos e governará a Rússia por mais seis anos. A professora Lenina Pomeranz, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e especialista em economia internacional, falou sobre a eleição e o que esperar para o futuro daquele país.

O Presidente Putin teve uma reunião com membros permanentes do Conselho de Segurança – Foto Kremlin via Fotos Públicas

Lenina Pomeranz comenta sobre a mudança geracional que ocorre na Rússia. O país está entrando em uma nova etapa do processo de concretização do modelo econômico capitalista. Segundo a professora, desde 2014, Vladimir Putin vem substituindo pessoas da gestão russa por jovens que estejam dispostos a “tornar a Rússia um país mais eficiente economicamente”.

Sobre as acusações de fraude na eleição, a especialista explica que relatórios provam que existiram algumas irregularidades, mas nada que torne o pleito irregular. Ela ressalta que a presidente da Comissão Central de Eleição (CEC), Ella Pamfilova, é uma tradicional defensora dos direitos humanos na Rússia, que anulou as eleições onde foram constatadas fraudes através de denúncias.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.