Parceria entre USP e TSE pretende criar novo formato para as urnas eletrônicas no futuro

A ideia é aproveitar o convênio firmado em outubro de 2021 com a Escola Politécnica (Poli) para realizar pesquisa tecnológica aplicada e garantir e viabilizar um sistema de votação mais aprimorado

 09/12/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 14/12/2021 às 11:39
O projeto tem sido chamado de Eleições do Futuro e segue uma linha de desenvolvimento que trará elementos com foco na redução de custos ao longo dos próximos tempos -Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE
Logo da Rádio USP

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, anunciou que pretende diminuir o tamanho e o peso das urnas eletrônicas atuais para algo parecido com uma máquina de cartão de crédito. De acordo com Barroso, dessa forma a logística de transporte das Forças Armadas durante a preparação eleitoral seria otimizada, assim como os custos também diminuiriam. A ideia é aproveitar o convênio firmado em outubro de 2021 com a Escola Politécnica (Poli) da USP para a realização de pesquisa tecnológica aplicada, de modo que assegure a segurança do processo eleitoral e, no futuro, viabilize um sistema de votação mais aprimorado.

“Um dos principais requisitos é a questão da redução de custos”, explica Wilson Ruggiero ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Poli e coordenador do projeto. Ele explica que o projeto tem sido chamado de Eleições do Futuro e que segue uma linha de desenvolvimento que trará elementos com foco na redução de custos ao longo dos próximos tempos. “Esse requisito vem, evidentemente, acompanhado da preservação e do aprimoramento das características de segurança, sigilo, auditabilidade e transparência do sistema e do processo eleitoral como um todo”, destaca.

Ruggiero explica que a comparação com máquina de cartão de crédito é apenas ilustrativa, mas que a ideia de fato é a redução do tamanho das urnas. “Diminuir o tamanho não quer dizer que vamos eliminar funcionalidades”, analisa, ao comenta que atualmente existem componentes eletrônicos com capacidade de integração eletrônica maior. “É um desafio muito grande e por isso estamos trabalhando fortemente nessa direção”, conclui.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.