Disputa pela candidatura de Terceira Via nas próximas eleições pode afetar futuras bancadas

Segundo Glauco Peres, a polarização que ocorrerá no próximo pleito será em torno da candidatura da esquerda e de um possível candidato que consiga angariar votos de eleitores de centro-direita

 14/12/2021 - Publicado há 2 anos
No Congresso, a eleição pode causar impactos na formação das atuais coligações partidárias e afetar futuras bancadas – Foto: Senado Federal via Wikimedia Commons/CC BY 2.0
Logo da Rádio USP

Diversos partidos do espectro político do País movimentam-se com o foco voltado nas eleições de 2022. Com nove pré-candidatos para a Presidência da República, é esperado um cenário de polarização, principalmente com a busca pelo candidato para representar a terceira via. No Congresso, a eleição pode causar impactos na formação das atuais coligações partidárias e afetar futuras bancadas. 

“A gente vê é um espaço para que esse terceiro candidato normalmente apareça e ocupe a faixa da centro-direita ou direita”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição Glauco Peres, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele, a polarização que ocorrerá no próximo pleito será em torno da candidatura da esquerda e de um possível candidato que consiga angariar votos de eleitores de centro-direita.

Com a queda na aprovação do atual governo, candidatos que se opunham às políticas do candidato petista tentam ganhar espaço no cenário político para conseguir ir para o segundo turno. “Então, esse espaço me parece que vai ser disputado”, afirma Peres, ao explicar a disputa de nomes que tentam ocupar esse espaço de oposição à esquerda.

Em relação às eleições parlamentares, o professor destaca a importância que ela terá na governança do próximo presidente. “A gente vai ter um presidente que deve liderar os trabalhos, só que para liderar os trabalhos com quem?, com o Legislativo, o Congresso e aí é onde essa eleição ganha mais destaque”, diz o professor, ao explicar como as coligações partidárias que ocuparem o Parlamento podem afetar a dinâmica de poder entre o Executivo e o Legislativo.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.