Os prós e contras da digitalização da Previdência Social

Parte dos sistemas já está disponível para acesso on-line. O governo quer que, até 2020, mais de mil sistemas sejam digitalizados

14/06/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

O governo fez uma proposta de que, até julho deste ano, cerca de 90 sistemas da Previdência Social sejam digitalizados. O objetivo maior, entretanto, é de que mais de mil sistemas sejam inseridos no meio digital até 2020. O governo pretende, com isso, economizar cerca de R$ 100 milhões.

Entre os serviços que podem ser acessados pela internet estão a geração de guia da Previdência Social, a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição e o recebimento do salário-maternidade. Só em casos específicos, como a complementação de documentos ou a realização de perícia para auxílio-doença, é que o cidadão precisará comparecer presencialmente. Mesmo assim, o agendamento poderá ser feito pela internet.

Os serviços podem ser acessados pelo site da Previdência Social e, também, pelo aplicativo Meu INSS.

A Previdência Social não é o único instituto do governo que passa pelo processo de digitalização. Em meio a tudo isso, quais são as vantagens da transformação digital? A professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Gisele da Silva Craveiro, avalia os prós e contras desse processo de digitalização, e analisa o que o governo pode fazer para otimizar o sistema.

Ouça a reportagem no player acima.