Com todos os problemas que o planeta tem enfrentado devido à degradação em seu ecossistema, novas ferramentas se fazem necessárias para recuperar ou diminuir danos. Com isso, o manejo sustentável de pragas tem sido amplamente utilizado no agronegócio. José Otávio Menten, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), caracteriza esse método como “eficiente e durável” e explica mais essa prática.
Entre os métodos envolvidos no manejo, há os físicos, biológicos, legislativos, genético, cultural e químico. Apesar de o nome nos remeter a algo natural, há, em alguns casos, a utilização de agrotóxicos. Por outro lado, não será necessário o uso de pesticidas se as outras técnicas forem utilizadas de maneira efetiva. O verdadeiro objetivo do manejo sustentável de pragas é manter uma área aproveitável por um longo período de tempo.
Por fim, o professor destaca as vantagens que tal atividade pode trazer em três âmbitos: social, ambiental e econômico. As boas práticas agrícolas devem gerar empregos, não degradar o meio ambiente e também gerar renda para os proprietários e empreendedores rurais, sejam eles pequenos ou grandes.
Ouça na íntegra no áudio acima.