Olhando para o coração do sol: captados detalhes do interior solar

Na edição de número 100 de “Entender Estrelas”, João Steiner traz novas informações sobre a estrela mais importante para nós, o Sol

 16/11/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 às 22:19

 

Logo da Rádio USP
Sol fornece quase toda a energia do nosso planeta – Foto: 95839 via Pixabay / CC0

O interior do Sol, estrela que fornece quase toda a energia da Terra, ainda não é totalmente compreendido. Um jeito de tentar saber o que acontece lá dentro é observar os neutrinos, partículas minúsculas que quase não interagem com a matéria e assim podem viajar diretamente para fora do centro do sol, chegando quase intactos à Terra.

Um novo estudo está usando um detector de neutrinos que esclarece mais um pouco desse misterioso interior do sol. O professor João Steiner explica que o detector Borexino utilizou compostos químicos diferentes dos usados por outros instrumentos do gênero, permitindo medir com maior precisão a energia dos neutrinos que chegam aqui, e assim determinar melhor a estrutura física e química do Sol.

Saiba mais detalhes ouvindo a coluna Entender Estrelas – clique no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.