Olhando para o coração do sol: captados detalhes do interior solar

Na edição de número 100 de “Entender Estrelas”, João Steiner traz novas informações sobre a estrela mais importante para nós, o Sol

16/11/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 22:19

Sol fornece quase toda a energia do nosso planeta – Foto: 95839 via Pixabay / CC0

O interior do Sol, estrela que fornece quase toda a energia da Terra, ainda não é totalmente compreendido. Um jeito de tentar saber o que acontece lá dentro é observar os neutrinos, partículas minúsculas que quase não interagem com a matéria e assim podem viajar diretamente para fora do centro do sol, chegando quase intactos à Terra.

Um novo estudo está usando um detector de neutrinos que esclarece mais um pouco desse misterioso interior do sol. O professor João Steiner explica que o detector Borexino utilizou compostos químicos diferentes dos usados por outros instrumentos do gênero, permitindo medir com maior precisão a energia dos neutrinos que chegam aqui, e assim determinar melhor a estrutura física e química do Sol.

Saiba mais detalhes ouvindo a coluna Entender Estrelas – clique no player acima.