Disco gasoso se forma enquanto buraco negro devora tudo à sua volta

Formada enquanto “o monstro se alimenta”, estrutura girando em alta velocidade dá pistas sobre os misteriosos buracos negros

30/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 21:04

Cientistas utilizando o telescópio Alma, que fica em Atacama, no Chile, e um grupo da USP usando o telescópio Gemni, no Havaí, observaram uma estrutura gasosa compacta em volta de buracos negros que ficam no centro de galáxias. A estrutura forma uma imagem parecida com um disco ou, para alguns, uma “rosquinha gigante” em torno do buraco negro.

Concepção artística do imenso disco de gás em volta do buraco negro supermassivo que fica no centro da galáxia M77 – Foto: Alma (ESO/NAOJ/NRAO)

Os buracos negros são objetos invisíveis diretamente, já que são extremamente pequenos, distantes e totalmente escuros. Enquanto capturam material das proximidades, porém, eles formam um disco de gás e poeira, que a velocidades e temperaturas altíssimas, expele uma grande quantidade de energia em forma de radiação. Essa radiação escapa imediatamente antes do gás ser engolido pelo buraco negro, permitindo que eles sejam observados e melhor estudados

O professor João Steiner, colunista da Rádio USP, nos fala mais desse fenômeno em “Entender Estrelas”. Ouça no áudio acima.