O programa Revoredo desta quinta-feira (12) apresenta a viola caipira tradicional de João Ormond e a viola de cocho de Daniel de Paula.
Os dois violeiros são do Mato Grosso. Daniel de Paula é graduado em música, especialista em Antropologia Cultural e pesquisador da viola de cocho há mais de 15 anos. Já Ormond é compositor, pesquisador e historiador pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mistura a música cabocla com a popular brasileira, além de modas, toadas e ritmos da fronteira mato-grossense.
A viola caipira é composta por cordas dedilhadas. Popular principalmente no interior do Brasil, ela é um dos símbolos da música popular brasileira e da sertaneja raiz. Já a de cocho, registrada como patrimônio cultural brasileiro, é muito comum no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Ela tem esse nome por ser construída a partir de um tronco de madeira em formato de cocho, objeto usado para colocar alimento para animais.
Compõe a musicalidade do programa as obras de João Ormond: Pagode Cuyabá; Rapsódia Pantaneira; Jacareaçu e Crianças crescidas. E de Daniel de Paula: Lufada em Viola-de-Cocho; Valseando em Lua Cheia; Pouso Bonito e A Lua.
Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.
Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8 horas, nas duas emissoras.