Luiza Lusvarghi fala sobre mulheres cineastas e a questão de gênero no cinema

Número de cineastas mulheres cresceu, mas ainda é muito pequeno quando comparado ao de homens que fazem cinema, segundo Luiza

 06/04/2020 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP


No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Luiza Cristina Lusvarghi, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). É autora dos livros Mulheres atrás das câmeras: cronologia das cineastas brasileiras de 1930 a 2018; O Crime como gênero na ficção audiovisual da América Latina; e organizadora da coletânea Cinema, representação e relações de gênero. Ela fala aqui sobre mulheres cineastas brasileiras e a questão da diversidade no cinema.

De acordo com Luiza, quando se fala em cinema brasileiro, muitas cineastas mulheres, com  trabalhos importantes, não são mencionadas.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.