Luiza Lusvarghi fala sobre mulheres cineastas e a questão de gênero no cinema

Número de cineastas mulheres cresceu, mas ainda é muito pequeno quando comparado ao de homens que fazem cinema, segundo Luiza

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Luiza Cristina Lusvarghi, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). É autora dos livros Mulheres atrás das câmeras: cronologia das cineastas brasileiras de 1930 a 2018; O Crime como gênero na ficção audiovisual da América Latina; e organizadora da coletânea Cinema, representação e relações de gênero. Ela fala aqui sobre mulheres cineastas brasileiras e a questão da diversidade no cinema.

De acordo com Luiza, quando se fala em cinema brasileiro, muitas cineastas mulheres, com  trabalhos importantes, não são mencionadas.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.