Gilson Schwartz aborda a entrada das grandes corporações da internet na educação, em especial nas universidades, e comenta sobre a privatização informacional dos principais sistemas educacionais e de pesquisa como um risco para a cidadania. Qual o futuro do conhecimento, da inovação e da criatividade sem uma esfera pública da comunicação?
No artigo publicado no dossiê Migrações Internacionais Contemporâneas, um grupo de pesquisadores alerta para os riscos da dominação de interesses corporativos sobre as infraestruturas informacionais da rede educacional brasileira. Universidades públicas, como a USP, tornaram-se parceiras da multinacional Google.
Para Schwartz, “a internet está dando espaço para um domínio corporativo que, além da dimensão do marketing, tem acesso a todas as nossas comunicações, pesquisas, criatividade que estão sendo analisadas pelos robôs e seres humanos que estão por trás dos robôs do Google”.
O site para acessar a pesquisa é http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32320/pdf
Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Iconomia.